quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fluminense 2x2 Argentinos Juniors

Ao contrário do que pensa a maioria, não achei a estreia do Fluminense na Libertadores desastrosa. Decepcionante, sim, já que o elenco é superior ao do Argentinos Juniors. Mas, considerando o gol mal anulado no 1º tempo a favor do time argentino – pra mim a bola entrou -, o empate deu para o gasto, como o próprio Muricy reconheceu.

No campo, Muricy viu seu time nervoso, errando passes em excesso e tendo seu principal articulador (Conca) sumido. Souza, mais em forma que o companheiro argentino, buscou mais o jogo, escapou mais da marcação, arriscou mais jogadas, embora sem êxito. Mariano e Carlinhos, pelo menos, acertaram os cruzamentos pros dois gols de Rafael Moura, em grande fase, mas ambos também ficaram devendo.

A zaga segue uma lástima. Embora Muricy tenha minimizado as atuações de seus zagueiros, Gum e André Luís não podem deixar que Niell, de 1,62m, faça dois gols de cabeça. Falha de marcação e posicionamento em ambos os lances de gol do Argentinos Juniors. E falha também de Diego Cavalieri no segundo gol, a meu ver. Aliás, o goleiro nem de longe lembra aquela muralha que pegava tudo no Palmeiras e que, por conseqüência disto, passou pela Europa. Parece ter voltado do Velho Mundo um pouco congelado e inseguro. Creio que Muricy deve mantê-lo, até pra dar confiança, mas o fantasma de Ricardo Berna, aclamado pela torcida no jogo de ontem, já está no encalço do atual titular.

Já o time do Argentinos Juniors é bom, envolveu o Fluminense e fez o que o time da casa tentou, sem sucesso: tocou a bola. E muito bem, principalmente no meio-campo, com aquele carequinha, cujo nome não me recordo.

Resumindo: não há nada perdido, mas os dois últimos jogos frente a duas boas equipes (Botafogo e o citado aqui), escancararam a fragilidade da defesa tricolor e o nervosismo do time quando se vê atrás do placar. O que deve tranqüilizar os tricolores é que Muricy está ciente destes erros.

5 comentários:

  1. Também não achei um desastre, mas fica bem claro que o campeão tem alguns problemas, como você bem expôs. Rafael Moura é o cara, certamente!!!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro jogo é normal o nervosismo entrar em campo junto com o time. Não pode é repetir esses erros contra o Nacional (URU), time cascudo em disputar Libertadores.

    Sobre o suposto gol do Argentinos, achei que entrou tbm, mas parece que o tira-teima da Globo mostrou que a 'aura da bola' não entrou. Regra é regra, acertou o juiz.

    Cavalieri tá completamente fora de forma. Vai melhorar, lógico. Só que pode ser arriscado demais colocar ele pra jogar desse jeito. E se isso acontecer, Muricy será o principal, talvez único, culpado.

    Rafa Moura tá voando, que momento vive o atacante. Flu fez bem em trazer o rapaz. Ataque do Flu é o destaque do time nesse início de temporada.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com quase tudo.

    ResponderExcluir
  4. Eu discordo de algumas coisas - pra variar.

    A derrota foi decepcionante, ao meu ver, porque era a primeira partida oficial do time argentino em 2011. Time quase todo diferente do que foi campeão argentino em junho. Flu manteve a base e já jogava a sétima partida no ano.

    Pra mim NÃO foi gol no lance tão duvidoso... Acredito sim que a 'aura da bola' não entrou totalmente. Mas vale ressaltar que o tira-teima da TV Globo estava muito errado. Eles colocaram a bola muito em cima da linha, algo que dava pra ver claramente que não foi o que aconteceu.

    Conca ainda não estreou em 2011.

    Falhas feias da zaga nos dois gols. Não culpo tanto o Cavalieri pelo segundo gol.

    Como bem falou, Muricy tem ciência de tudo isso.

    Flu tem muito a melhorar e vai melhorar. O problema é jogar as duas últimas partidas da fase de grupos fora de casa.

    ResponderExcluir
  5. Bom panorama do jogo...
    Agora, críticas aos montes aqui nos comentários.
    Me poupem, mas foi apenas o primeiro jogo!
    O Flu, na certa vai melhorar...
    Libertadores não é nível de Carioca!
    Até o Cavallieri, a quem o dono desse blog julga, equivocadamente, ser bom, tem tudo pra melhorar! (#soupolemico)rs

    Agora que tem mais tempo, favor atualizar esse lixo de blog!
    Grato,
    Leitor assíduo de blogs horríveis!

    ResponderExcluir