segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Senna

Quando Senna nos deixou em maio de 94, eu tinha apenas 6 anos. Ainda muito garoto, não tinha noção do que ele representava para o mundo e, especialmente, para o Brasil.

Então, até antes de ver o documentário Senna, o que eu sabia sobre o ídolo de milhares de pessoas era básico: que Senna era tricampeão mundial de F-1; que ficava ainda mais veloz na pista quando chovia e que o francês Alain Prost invejava o fato do brasileiro ser o melhor.

Entusiasmado com o lançamento do documentário, me dirigi ao cinema dois dias após a sua estréia no Rio. 107 minutos depois, ao sair da sala, que, aliás, tinha pouco mais de 20 pessoas, lamentavelmente, me senti um cidadão minimamente mais completo, pois, ainda que tardiamente, eu saira da sessão com um inesquecível conhecimento sobre Ayrton Senna. Muito mais que um gênio do automobilismo, Senna era (e ainda é) uma referência do esporte.

Abaixo, exponho algumas observações e motivos para você assistir e se emocionar com a história de um dos maiores pilotos de um esporte que, como se constata a cada domingo, é repleto de manobras políticas, como o próprio Ayrton revela na obra.

1) Conhecer um pouco da história de Ayrton Senna é ter noção mínima do que é ser esportista;

2) Senna era muito religioso. Impressionante a fé que ele tinha em Deus;

3) Não menos impressionante era a preocupação de Senna quando algum piloto colidia na pista;

4) De arrepiar sua influência política nos bastidores da F-1;

5) Jamais aceitou ser segundo piloto quando fez dupla com Prost na mesma escuderia;

6) Era educado, articulado, humano, humilde. Seu caráter, admirável;

7) Algumas pessoas que conheço tem dúvidas sobre a sexualidade de Senna. Algo fútil diante de sua importância, mas, pelo pouco que vi neste documentário quando se envolvia mulher, achei Ayrton mulherengo. Um danado;

8) Senna era muito audacioso na pista. Fazia ultrapassagens espetaculares;

9) Apesar da aparente maturidade, Senna dizia que ainda tinha muito a evoluir, especificamente o lado do ser humano. Não estava satisfeito. Queria sempre mais;

10) O que fazia Senna feliz? Ele disse, numa célebre frase: - Pilotar com garra numa corrida de verdade, isso é o que me faz feliz;

Há muito mais detalhes a se comentar e discutir sobre Senna. Bons detalhes, diga-se. Detalhes admiráveis. Detalhes de um sensacional ser humano, que carregou a bandeira do Brasil em todos os cantos do mundo.

Em resumo, o documentário Senna precisa e merece ser visto por você. Recomendo lenços. Acredite, serão necessários.



3 comentários:

  1. Grande reflexão Renan. Os domingos eram melhores com ele. Acho que verei, pra matar a saudade.
    Marcio Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tenho um pouco de aversão aos "herois míticos" que criamos aqui no Brasil. Airton Senna é um deles.

    Não digo que Senna era uma pessoa ruim, não, só acho que acontece um grande exagero nessa áura santa que envolve a figura do piloto.

    Não vi o filme, mas, se o ver, será sob uma óptica cética.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Senna é o maior ídolo no esporte que eu tenho. Por isso, assistir ao documentário, para mim, foi uma experiência muito emocionante. E a obra correspondeu às minhas expectativas. Faz jus à figura do Senna, que, além de grande piloto, foi um grande brasileiro.

    ResponderExcluir