sexta-feira, 7 de maio de 2010

Turbulência na Colina

Mesmo vencendo o Vitória, anteontem, em São Januário, por 3x1, o Vasco se despediu da Copa do Brasil. O adeus, no entanto, acontecera na partida de ida, em Salvador, na semana passada, quando o time comandado por Gaúcho, em duas falhas individuas de sua defesa, sucumbiu diante do time baiano. Lá, o Vasco jogou mal, perdeu gols e deu brechas, como de praxe, para o adversário. Já anteontem, mesmo tendo boa atuação, marcando de forma razoável, criando boas chances e com apoio de sua torcida, o Vasco não conseguiu fazer um placar que o tornasse semifinalista.

Diante disso, a procura por um culpado, naturalmente, teve início. Muito se falou (e ainda se fala) da arbitragem de Evandro Rogério Roman, que, de fato, é discutível. Talvez, como é comum no Brasil, ele tenha usado a lei da compensação. Isso porque, aos 13 minutos do segundo tempo, Roman expulsou diretamente Rafael Cruz, do Vitória, por dura entrada em Souza - na minha opinião, o lance foi pra amarelo. Depois, aos 30, Viáfara, último jogador do Vitória, cometeu pênalti em Elton e, por determinação da regra, deveria ter recebido o cartão vermelho direto, uma vez que o jogador vascaíno partia em direção ao gol. Roman, entretanto, apenas amarelou o goleiro, o que gerou muita discussão, já que Nilton, no primeiro tempo, fora expulso por impedir o progresso de Neto Berola em direção ao gol vascaíno, em jogada semelhante.

Critério do árbitro? Não houve, isso é evidente. Teoria da conspiração? Sinceramente, não acredito. Perseguição ao Vasco? É o que muitos alegam como explicação a mais um vexame. A torcida, após o apito final, aplaudiu os jogadores, reconhecendo a entrega, a boa atuação, a gana pela vitória. Eu, sinceramente, não vou bater palma para mais uma eliminação. Não quero me contentar apenas com raça.

O Vasco, como já disse lá em cima, não perdeu anteontem. A desclassificação ocorreu no jogo de ida, onde Gaúcho não conseguiu armar um Vasco digno de sua grandeza. Agora, muitos culpam a arbitragem, fato que virou lugar-comum por aqui, pois é mais fácil creditar um vexame ao árbitro do que reconhecer seu demérito, sua desfaçatez em alguns jogos.

E, como se não bastasse o momento turbulento que assola o time de futebol, surgem algumas notícias dando conta de racha entre a cúpula vascaína. Dinamite, precocemente, efetivou Gaúcho no cargo de treinador e garante que não é pelo fato de ser amigo pessoal do ex-zagueiro - isso me remete a 2008, quando o próprio presidente apostou no inexperiente Tita para treinar o Vasco e... deu no que deu. Ele alega que o clube não tem dinheiro para arcar com os altos salários pedidos pelos professores atuais. Por outro lado, o diretor executivo Rodrigo Caetano e o vice de futebol Mandarino gostariam de trazer um técnico minimamente gabaritado para assumir o time - talvez por temerem que Gaúcho seja o Tita atual.

No próximo domingo, o Vasco estreia no Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG. Em caso de derrota, o clima pode fechar ainda mais na Colina. Já passou da hora de acordar e buscar soluções, Dinamite. Dizer que não há dinheiro em caixa não vai solucionar o problema. Você não quis ser presidente?

2 comentários:

  1. Assisti ao jogo e vi ataque contra defesa apenas...
    Vitória, covarde, só jogava até o meio-campo!

    Ontem, depois de muito tempo, assisti a um jogo do Vasco e achei o time fraco! A meu ver, Ramon, bom lateral esquerdo, Magno, Dedé, Carlos Alberto e Élton são os únicos que se salvam daquele time fraco e combalido!

    Desejo sorte ao time da colina e acredito que não irá longe nesse brasileiro que se aproxima!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com praticamente tudo que você escreveu, excelente o texto! Apenas discordo em relação aos aplausos... A culpa de termos jogadores ruins não são dos jogadores, mas sim de quem os colocou lá. Não podemos culpar Robinho,Elder Granja e outros por atuarem de forma pífia, eles simplesmente jogam o que sabem, por isso apoiamos a raça. Eu, fumando e bebendo, se macharem tb jogo pelo Vasco. Obvio que não vou jogar bem, será q a culpa vai ser minha?! A culpa será de quem me achou capaz de atuar profissionalmente com a camisa do Vasco... O time fez muito além do que podia nessa partida. Jogamos metade do jogo com um a menos e mesmo com um penalti inexistente que resultou an expulsão do nilton conseguimos chegar mto proximos da classificação. tb achei exagerada a expulsão do jogador do Vitória, mas isso não justifica a não expulsão do Viáfara. Seriam 20 minutos de pressão sem goleiro. Queria ver um jogador de linha defender aquela cabeçada do Élton. Sairiamos classificados e com a moral lá em cima se não fosse o juíz... Assim como contra o Flamengo, 2 vezes... Dois títulos q nos tiraram da disputa...Culpa do Dinamite q não tem culhão p peitar os árbitros...
    Escrevi como torcedor rs

    André Schmidt
    Blog Boteco Do Portuga

    ResponderExcluir