terça-feira, 11 de maio de 2010

Sobre a tal lista de Dunga

Honestamente, não me surpreendi com os 23 jogadores brasileiros listados para a Copa do Mundo na África do Sul, em junho. Dunga, por mais contestado e detestado que seja, faz uma bela campanha à frente da Seleção Brasileira. Seus números são contundentes: campeão da Copa América, da Copa das Confederações e líder nas Eliminatórias, além da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim. Então, por mais inacreditável que seja ver alguns figurões sendo blindados por ele na Seleção, é difícil ter embasamento para uma crítica com números tão favoráveis ao professor.

Ainda assim, jogadores como Doni, Gilberto, Josué, Gilberto Silva, Kleberson e Grafite, presentes na relação, desagradam e irritam a maioria dos brasileiros, inclusive eu. Isso porque, com exceção de Grafite, que há muito tempo faz bons jogos na Alemanha, a maioria destes acima não vem atuando bem pelos seus clubes ou sequer sendo relacionados como titulares/suplentes. Gilberto, por exemplo, foi convocado como lateral, mas tem jogado como meia no Cruzeiro. Kleberson vem de longa inatividade no Flamengo, embora tenha participado dos dois últimos cotejos pelo Rubro-Negro. Mesmo assim, não está em sua forma ideal, bem como Adriano, que ficou de fora da lista – acho que bem mais pelos recentes episódios de indisciplina do que pelo fato de estar acima do peso e fora de sua forma ideal.

Ou seja, a insatisfação nacional não se deve apenas as ausências dos clamados Paulo Henrique Ganso, Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Na verdade, o que deixa o torcedor brasileiro mais indignado é a presença de jogadores intocáveis no elenco de Dunga. Para uns, chama-se coerência, mas, a meu ver, os inativos são convocados pelo histórico de outrora ou, talvez, pelo afinco mostrado ao treinador ao longo de sua trajetória como técnico. Júlio Baptista, por exemplo, vem mal na Roma, onde é reserva, mas Dunga não esqueceu aquela memorável atuação dele contra a Argentina, na final da Copa América.

Assim, se usa muito o substantivo coerência, mas acho que Dunga observa mais o histórico de cada jogador sob sua gestão e não vai abrir mão do entrosamento adquirido ao longo de seus 4 anos à frente da Seleção para, de repente, se arriscar com novatos, como Ganso e Neymar. Ambos estão muito bem no Santos e sou contra a turma que alega que juventude, inexperiência e afins pesam em uma Copa do Mundo. Pode ser, mas por que não levar pelo menos um deles para mero passeio (leia-se, experiência) ou, quem sabe?, um safári? Não foi assim com Pelé, Ronaldo e Kaká, para citar apenas alguns?

De todo modo, a convocação foi feita e, aprovemos ou não, como brasileiros, temos o dever de torcer e empurrar o Brasil rumo ao Hexa. Mesmo com Josués e Gilbertos o Brasil, inegavelmente, é favorito ao caneco.

2 comentários:

  1. Avisa pro dunga, que grafite faz parte do material escolar.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de torcer pro Flamengo, gostei da não ida do Adriano - a muito tempo ele deixou de ser jogador de seleção. Gostaria de ver o Ronaldinho Gaúcho e o Ganso.

    Abraço.

    ResponderExcluir