domingo, 7 de março de 2010

Uma Prova de Amor

Uma Prova de Amor é um filme que, até onde sei, não foi bem visto pela crítica quando lançado no Brasil, no ano passado. Não lembro com lucidez dos argumentos dos críticos de cinema, mas estou certo de que não era nada animador. Como a gente acaba, involuntariamente, sendo influenciado por eles, deixamos de ver muita coisa boa por precaução, um pessimismo exagerado. Assim foi com Uma Prova de Amor, filme que te convida a um complexo e intrigante debate.

Isso porque Anna (Abigail Breslin), dona de personalidade forte mesmo com seus 13 anos, é, digamos, um projeto de seus pais, que visa prolongar a vida de Kate (Sofia Vassilieva), sua irmã mais velha, refém de um câncer raríssimo. Anna, desde que nasceu, se submete a diversos transplantes, transfusões dolorosas e vários exames médicos por uma única causa: estender o tempo de vida de Kate.

Só que Anna, embora muito jovem, resolve contestar os seus pais e levanta questões como: por que se preocupar tanto com o momento de Kate e simplesmente esquecer o meu futuro? Eu, hoje, doando partes dos meus órgãos, não serei prejudicada amanhã? Pode parecer um raciocínio egoísta, ainda mais em se tratando da própria irmã. Tive esta sensação no início, mas há muitos fatores por trás destas atitudes polêmicas de Anna. Fatores que são revelados no final do filme.

Então, discordando da grande maioria dos críticos, eu gostei muito de Uma Prova de Amor. Acho que o diretor Nick Cassavetes lida com este polêmico tema com muita sabedoria. E, sem dúvida, conta com as excelentes atuações de seu elenco, que tem ainda Cameron Diaz - a mãe das irmãs, num papel brilhante. Recomendo este drama, que, apesar de doloroso, nos deixa muitas (boas) reflexões, mostrando também que ser intempestivo não é o caminho para se ter êxito em questões delicadas.

5 comentários:

  1. Renan,

    nem fiquei sabendo deste filme. Passei batido. A premissa é muito interessante, mas o trailer me deixou com os dois pés atrás.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Abigail Breslin, uma jovem atriz talentosíssima. Em contrasenso, tem a Cameron Diaz, que ainda não me convenceu - nem com o talento nem com a beleza.

    Abraço.
    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei MUITO desse filme. Talvez, por já ter vivido a experiência de ver alguém que amo muito bastante doente e entender os sentimentos que movem a família do longa. Foi, por isso, uma obra que me afetou demais! Adorei, particularmente, a narrativa fragmentada, com as visões de cada personagem.

    ResponderExcluir
  4. CARO,

    ESTE FILME É INTENSO.

    Boas atuações, um roteiro intenso e uma proposta de mostrar a sentimentalidade humana diante de problemas familiares...gostei até da Camerion Diaz neste!

    seu blog me agrada muito, hoje finalmente te inseri na minha lista de blogs amigos - pena que o meu não tenha te cativado tanto a ponto de linká-lo por aqui...mas, eu te sigo e venho sempre, abraço cinéfilo.

    ResponderExcluir
  5. Mattheus, o excelente (500) Dias com Ela também me deixou com o pé atrás. No fim das contas, adorei o filme. Abraço!

    Mateus, eu também gosto muito da Abigail Breslin, bem como a Cameron Diaz, que me convenceu em Jogo de Amor em Las Vegas, o próprio Uma Prova de Amor e também em O Amor Não Tira Férias. Cameron é a atriz do amor, digamos! hahaha Abraço!

    Kamila, que bom que não estou sozinho nesta. Beijos!

    Cristiano, obrigado pelos elogios. Li algumas vezes o seu blog, mas o fato de eu não comentar por lá não significa que não gosto do que você escreve. Achei a sua escrita muito aprofundada e sobre filmes que já vi há bastante tempo. Por isso, não comento. Abraço!

    ResponderExcluir