terça-feira, 16 de março de 2010

Por um Rio melhor. Muito melhor...

Amanhã haverá uma manifestação de massa no Rio de Janeiro. Por volta de 16h, celebridades como Neguinho da Beija-Flor, Sandra de Sá, Fernanda Abreu, entre tantas outras pessoas influentes, estarão presentes nas ruas do Centro do Rio. Motivo: mostrar o descontentamento com a emenda Ibsen, que tira da Cidade Maravilhosa nada menos que 5 bilhões de reais em royalties do pré-sal.

Não vou entrar no mérito da questão dos royalties. Ainda não me considero suficientemente calçado para opinar sobre este tão polêmico tema, muito embora eu tenha lido bastante sobre o assunto nos últimos dias.

Por agora, o que me deixa satisfeito e, ao mesmo tempo, indignado nesta história toda é a (momentânea) mobilização do povo, entoada pelo governador Sérgio Cabral. Ora, por que só agora o carioca irá às ruas reivindicar os direitos do Estado e, conseqüentemente, os seus? Por acaso estamos satisfeitos com a saúde precária, com a fraca educação, com a polícia corrupta, com a violência descabida, com o transporte horripilante que o Estado nos oferece? Por que só agora deixaremos de ser pacíficos? Não éramos, antes, acovardados? O Estado, o mesmo que alega ter sofrido uma covardia, me acovarda diariamente. Passo quatro horas dentro de ônibus para ir e vir do trabalho, com catastróficos congestionamentos; transito por péssimas ruas, esburacadas e mal iluminadas; me sinto inseguro na cidade onde vivo, por não haver patrulhamento. A covardia de Sérgio Cabral com o carioca é constante. Somos nós quem temos que chorar, senhor governador.

Eu trabalho no Centro do Rio há 7 anos e já vi muitas manifestações. Sindicalistas, médicos, professores, enfim, já vi muitos grupos clamando por melhorias em seus respectivos ambientes de trabalho e reivindicando melhores salários. Quase todo dia há uma meia-dúzia de gatos pingados tomando uma faixa da Avenida Rio Branco protestando contra alguma coisa, mas eu nunca soube de nenhuma que tenha tido êxito. Em resumo, são manifestações ineficazes.

Torço, portanto, para que amanhã, a partir das 16h, este quadro infeliz de gritar sozinho mude. Não importa se a emenda Ibsen irá mudar. A manifestação servirá para o povo mostrar a força que tem, em prol da democracia. Goste o Sérgio Cabral ou não, nós temos que cobrar mais dele, reivindicar mais. Gastamos barbaridades com impostos, é de nosso direito. Então, que amanhã seja apenas a primeira cobrança de muitas que ainda temos que exigir. O carioca merece e tem esse direito. Só precisa protestar significantemente.

3 comentários:

  1. Não vou conseguir opinar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este evento e a discussão dos royalties têm como real motivo a criação de palanques. Nada mais do que isso. A proposta do Ibsen é totalmente inconstitucional e não vai passar de uma proposta (doida como ele).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não esqueça de citar que "somos" alienados e adoramos assistir BBB.

    Uma manisfestação com música de graça por um motivo que eu nem sei, por que não?

    — Talvez seja assim que muitos pensam

    ResponderExcluir