sexta-feira, 5 de março de 2010

O (bad) romance de Lady Gaga

Eu posso afirmar, sem pestanejar, que Bad Romance, melodia da Lady Gaga, foi a música que simbolizou o meu Carnaval. Não é um samba, ritmo mais peculiar nesta época, mas, ainda assim, foi a música que marcou minha arruaça carnavalesca. Só tocava isso na casa onde eu estava, em Saquarema – na maioria das vezes eu fui o DJ, admito.

Por isso e também por achar o ritmo de Bad Romance eletrizante, fui ver o clipe. E gostei. Sim, é uma loucura total, uma viagem enigmática, mas achei os personagens e suas coreografias sensacionais! Confesso que estou tentando memorizar os passos para, em alguma oportunidade, lançá-lo numa rodinha de amigos. Não gosto de aparecer, mas sou fã de qualquer tipo de ritmo onde o corpo balança – tentei fazer uma piada, sem sucesso, obviamente.

O curioso é que, se eu fosse me ligar em letra de música, fatalmente detestaria a maioria das que curto – pop, hip-hop, funk e até mesmo pagode. Sim, gosto de ouvir Caetano, Chico, Gabriel O Pensador, entre outros músicos intelectuais, mas, em termos de ritmo dançante, baixarias e outras peculiaridades, nada melhor que as letras boçais. E Lady Gaga está entre elas.

Assim, fui ao Vagalume e peguei a letra de Bad Romance. E, como já esperava, não me surpreendi com tamanha falta de amor próprio. A letra, que pode ser conferida aqui, fala de uma mulher (talvez a própria Lady Gaga, não conheço sua história) totalmente obcecada pelo ex-namorado. A moça devia ser uma mala como companheira. Na letra, diz que deseja até a doença de seu ex. Isso é forma de demonstrar amor? Sei lá, acho que não, mas não vou entrar na complexidade do amor.

Resumindo: a letra de Bad Romance é ruim, mas, a coreografia e o ritmo, espetaculares. Abaixo, o clipe. Visualize, tire suas próprias conclusões e ouse fazer a coreografia. Não custa nada.

5 comentários:

  1. Concordo com tudo que vc disse!!! As letras podem ser fúteis, mas, sem sombra de dúvida, são envolventes!!!

    Engraçado estar com essa música na cabeça antes de ler a esse post!!!

    ResponderExcluir
  2. Estimado blogueiro não retiro seus méritos em relação ao ritmo e sonoridade de "bad romance". Sou um grande apreciador desta melodia e nas "baladas" posso te oferecer total certeza que é a música mais empolgante. Lady Gaga surgiu no mundo POP aniquilando a imagem "menininha power girl", "sou virgem e canto playback", "tenho 16 anos e danço como uma "bitch"; ou seja, mudanças de parâmetros, e isso em qualquer tipo de arte e totalmente necessário, pois retrata a diversidade contemporânea, não é a toa que a excêntrica cantora esta se tornando um fenômeno mundial. Suas letras possuem atitude e fogem da mesmice. Pq será que as letras das músicas de um " good romance" são aplaudidas? Porque simplesmente retratam o que o ouvinte necessita escutar, ou seja , uma tele-novela, Iniciando com "Era uma vez..." e finalizando com "...e foram felizes para sempre!" Blogueiro, o mundo esta mudando, e esta se tornando singular levar em consideração o seu "bad romance", pois nossa vida é real e cheio de desilusões. Impressionante que o clipe da música retrata duas faces, a mulher se rastejando implorando pelo seu romance ruim e sua plenitude ao constatar que esse não é o melhor comportamento, por isso ela se denomina "bitch crazy" e planeja sua vingança de forma inusitada, destruindo o que a personagem acreditava ser seu único refúgio de sobrevivência. Lady Gaga não cria letras boçais, ela simplesmente foge do que seus ouvidos estão acostumados a escutar. É uma questão de gosto, concordo! Mas misturar o átipico com mixagem eletrônica faz bem sonaricamente e fisicamente.. ah não se esquecendo... emocionalmente também! Deixo uma dica... escute a cantora Kesha, com sua música Tik Tok. Aí vc verá se não estamos mudando nossos parâmtros musicais, muitas vezes de forma extravagante demais. hauahuahauha

    ResponderExcluir
  3. Tá explicado o pq mostrou-me o clipe aqui em casa!rsrs
    Não parou de escutar no Carnaval!rsrs

    Ela é excêntrica e chama atenção por isso!
    Como disse Paranóia, há horas em que desperta pavor...

    ResponderExcluir
  4. eu amo elaaaaaaaaaaaaaa e sei cantar bad romance!!!

    ResponderExcluir