domingo, 10 de janeiro de 2010

Bons modos - a gente vê por aqui

Estava agora, lendo o caderno de opinião do Globo, e um comentário em especial me chamou a atenção. Um homem fez um breve elogio à boa educação do ser humano em festas de fim de ano. Mas, depois, criticou esse mesmo ser humano, que só trata o próximo com boa educação (especialmente) em época de Natal e Réveillon.

Concordo com ele. Eu, por exemplo, procuro dar bom dia, boa tarde e boa noite quando entro em ônibus, lanchonete, restaurante, bares e etc, embora quase sempre seja ignorado. Ainda assim, insisto com os bons modos da educação. Procuro fazer a minha parte, sem pensar em reciprocidade. Não é nem um pouco agradável ser ignorado. É desconfortante, embaraçoso. Enfim, a sensação não é boa.

Contudo, sigo fazendo meu papel – sim, levo isso a sério. Assim como o cidadão que escreveu no caderno de opinião, penso que, com insistência, talvez as pessoas passem a se sensibilizar mais. Não existe manual de civilidade. Mas, na dosagem certa, bom senso e consideração ao próximo não faz mal a ninguém, não é? E, na boa, não cabe, neste quesito, culpar a timidez.

Portanto, como você anda lidando com a Humanidade, com o próximo, com aquela pessoa que apenas cruza seu caminho no dia a dia? Pode não parecer, mas cumprimentar desconhecidos é um belo gesto de cidadania. Então, faça sua parte, sem se preocupar com reciprocidade. Faz bem ao ego e desbanca o orgulho que há dentro de nós.

Bom dia e um excelente domingo a todos!

3 comentários:

  1. Assim como disse meu amigo ontem que se as pessoas seguissem as regras de trânsito, não seria necessário ter cortesia no trânsito, se as pessoas cultivassem o bem conviver, não seria tão estranho ouvir um singelo "bom dia". Ser educado não faria a gente parecer de outro planeta. Os grosseiros que me desculpem, mas ser gentil é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Mônica, concordo inteiramente. Não custa nada ser cordial.

    Valeu pela visita! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Legal o post.

    Acho que a timidez interfere sim. O tímido não quer correr o risco de falar bom dia e ser ignorado. Eu prático a educação diariamente com direito a agrados em dinheiro. Cada um fazendo sua parte, um dia teremos um mundo melhor.

    ResponderExcluir