segunda-feira, 29 de junho de 2009

Revisão de licitação


No momento, o que mais chama a atenção do noticiário carioca são os protestos de motoristas de van, que fazem manifestação desde cedo, no Centro do Rio, contra os termos de licitação de linhas que circulam na região metropolitana do Rio, adotado pelo Detro.

Pois é, mais barulho e tumulto para o trabalhador que circula pelas adjacências da Av. Rio Branco, Presidente Vargas, entre outras ruelas, e nada tem a ver (indiretamente) com este protesto.

Bem, de qualquer maneira, sem entrar no mérito da bagunça que os topiqueiros fazem na Cidade, queria dizer que sou a favor de rever a licitação deles para que circulem, de forma lícita, pelo estado do Rio de Janeiro.

Por quê?

Ora, por mais que muitos repudiem os donos de vans e de kombis há de se reconhecer que eles dão uma opção a mais para a população, numa espécie, como é conhecida, de transporte alternativo. Muitas pessoas - especialmente as que moram em regiões cujo transporte coletivo não trafega - usam deste meio para se deslocarem pela cidade.

Cabe salientar que muitos desses veículos não têm a mínima condição de rodarem em âmbito carioca. Contribuem, diariamente, para o caos se instalar no trânsito. Param em quaisquer pontos, arrancam com portas abertas, trafegam com passageiros em pé, dirigem em alta velocidade, disputam passageiros, enfim, abusam de sua autonomia.

Ainda assim, sou a favor da existência deles. Se infringem as leis, que sejam multados e punidos. Mas não se pode generalizar, pois não são todos os topiqueiros que fazem algazarra nas ruas e estradas. Fosse assim, o que diríamos dos motoristas de ônibus? São outros loucos, que, em maior ou menor escala, também adoram provocar acidentes, correndo como se estivessem em autódromo, se lixando para os passageiros aturdidos e indefesos que carregam.

Que se prevaleça o bom senso nessa questão e que o Estado reveja seus conceitos sobre os topiqueiros, em prol, óbvio, da população.

5 comentários:

  1. " Que se prevaleça o bom senso nessa questão e que o Estado reveja seus conceitos sobre os topiqueiros, em prol, óbvio, da população. "

    Com belas palavras soube desenvolver o tema solicitado.
    Foi o que lhe faltou ontem para responder a perguntar do seu irmão.

    No mais, belo post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Também sou contra a redução, porém, na nossa cidade não existe fiscalização de nada, o que não pode é continuar morrendo trabalhadores devido a falta de manutenção desses veículos. Você não citou um ponto forte para a redução, que é o fato de Milicianos usar esse meio alternativo para exploração e fortalecimento do crime organizado, causando matança, elevando o número de homicídios e crescendo cada vez mais os grupos de extermínio que vem causando pânico na cidade. Enfim a redução é um mal que pode vim pra bem, do jeito que tá não pode ficar.

    ResponderExcluir
  3. Zé, tem razão. Obrigado pelo elogio.

    Renner, bem lembrado a questão dos milicianos. Realmente é um ponto relevante que pode pesar pra não se rever essa licitação.

    ResponderExcluir
  4. Renner falou algo importantíssimo: " na nossa cidade não existe fiscalização de nada "
    Haja visto que ele dirige a 3 anos com a carteira de habilitação vencida e nunca foi parado muito menos punido por tal ato.
    Vale ressaltar as diversas vezes que liguei pra ele avisando que tinha blitz em tal lugar.

    ResponderExcluir
  5. Belo adendo, amigo Zé. E você, está com sua habilitação em dia?

    ResponderExcluir