quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vasco 1x1 Avaí

Dificilmente o Avaí vai jogar e se comportar tão bem como fez em São Januário, na próxima quarta, mesmo não tendo dominado a peleja no campo vascaíno ontem. Criou chances, perdeu gols e teve ótimo toque de bola no meio-campo, principalmente com Marquinhos e Julinho, o autor do gol, um excelente lateral-esquerdo – ou meia-esquerda disfarçado, como queiram.

Já o Vasco começou em cima, dando mostras que iria inaugurar o placar logo nos primeiros minutos, quando Marcinho Guerreiro evitou, de cabeça, um gol de Diego Souza. Mas a medida que o time hesitava no ataque (nenhuma novidade) e não marcava seu gol, o Avaí ganhava moral na partida e assustava nos contra-ataques. A equipe comandada por Silas mostrou seu valor, mas não dá pra considerar apenas o bom jogo avaiano e poupar alguns jogadores do Vasco, sobretudo o técnico Ricardo Gomes, pelo resultado ruim:

- Alecsandro: intolerável. Alegar falta de entrosamento com Éder Luís pelos inúmeros gols perdidos nos últimos jogos é procurar pêlo em ovo. Perde gols em demasia de frente, de lado, de quatro e o caralho. Ou seja, o Vasco ainda ressente de um goleador – que, sabemos, também não é o Elton.

- Ramon: não fode e também não sai de cima. Márcio Careca, que é ruim, fez um grande jogo contra o Atlético-PR e merecia a titularidade hoje. Ramon foi útil na Série B e só. A lateral-esquerda não é um problema crônico apenas no Flamengo.

- Ricardo Gomes: não tem currículo, não tem título, mas não tem a arrogância predominante da maioria dos técnicos brasileiros e tem mérito na melhora substancial do Vasco no ano. Não pode continuar com o péssimo hábito de DEMORAR pra mexer no time. Pôs Bernardo tarde, como SEMPRE, sacou erradamente o velocista Éder Luís e deixou o preguiçoso Diego Souza em campo durante os 90 minutos.

- Diego Souza: nunca fez por merecer ser titular do Vasco. Pode ser útil? Sim, quem sabe. Alguns não acreditam. Eu, ingênuo, tenho certa esperança. Mas Bernardo JAMAIS poderia ser tirado da equipe para a entrada dele. Outro erro que vai pra conta do técnico.

Não vou criticar o Allan, que fez sua pior partida pelo Vasco, porque ele joga improvisado na lateral; Dedé e Anderson Martins vacilaram mais que de costume e Fernando Prass fez uma grande defesa. No mais, Felipe esteve muito bem na armação, até parecia ter 23 em vez de 33 anos e deu várias enfiadas, como de praxe. O melhor do Vasco na noite.

Conclusão: dentre as circunstâncias adversas de um jogo que parecia perdido, ÓTIMO resultado para o Vasco. Quem viu, sabe disso. E não, o Avaí não tem nenhuma vantagem para o jogo de volta na Ressacada.

*****

Sobre os pênaltis: achei bola na mão do Dedé, fato que, na minha interpretação, não é pênalti. Pênalti escandaloso do goleiro avaiano Renan em Ramon. No lance do Elton, uma falta que acontece em todos os jogos, mas que quase nenhum juiz marca – a não ser, claro, que queira compensar algum erro anterior.

2 comentários:

  1. Certamente o Vasco sai com mais moral depois desse empate no fim. É o tipo de resultado heróico que dá ainda mais forças diante de um confronto que, certamente, será encarado de forma mais displicente pelos avaianos. Os caras acham que estão com um pé na final.

    Vamos ver!!!

    ResponderExcluir
  2. E o Vasco se sagrou campeão da copa do brasil! Parabéns! :)

    ResponderExcluir