sábado, 23 de abril de 2011

Márcio Alves, herói em Realengo, recebe homenagem da Maçonaria


Sábado, 16 de abril de 2011. Há uma semana, a Maçonaria, através de uma loja localizada na Rua do Lavradio, na Lapa, prestava justa e sincera homenagem ao sargento Márcio Alves, o policial militar responsável por atenuar o que já ficara caracterizado como tragédia. Foi ele, que estava ajudando em uma blitz nas proximidades da escola municipal Tasso da Silveira, o primeiro a chegar ao colégio, em Realengo, na tenebrosa e inesquecível manhã de quinta-feira, 7 de abril.

Reconhecido como herói pelo governador Sérgio Cabral e também pela sociedade, Márcio rechaçou o rótulo adquirido. Com discurso humilde, ele disse que apenas fez seu papel de policial, evitando o pior naquela trágica manhã:

- Primeiramente, agradecer esta homenagem, este reconhecimento da Maçonaria e da sociedade. É uma coisa muito importante tanto pra nós, policias, como pra instituição Polícia Militar. Então, meu agradecimento, de coração, por esta homenagem. Lembrando, esta ação não foi feita com intenção de receber promoção ou homenagem. Foi o instinto e o cumprimento do dever. Muito obrigado a vocês e tudo de bom.

Atento as palavras gentis do maçom que tomou a palavra, Márcio Alves, o tempo todo, se mostrou grato por aquela solenidade. Posou para fotos, respondeu a diversas perguntas de todos os presentes e, ao final, ainda concedeu entrevista para o meu tio, jornalista, e eu, aspirante na profissão - infelizmente, ainda não tive acesso ao gravador do meu tio, onde há a íntegra.

Para finalizar a manhã de cortejos, a Maçonaria ofereceu um almoço na churrascaria Estrela do Sul, da Tijuca. Quando o sargento Márcio Alves adentrou ao local, foi reconhecido e ovacionado de pé. Um momento marcante, emocionante, impagável. E, quando todos os presentes na homenagem prestada pela Maçonaria já saboreavam seu almoço, Márcio, sempre muito paciente e cordial, ainda atendia as pessoas que o abordavam. Um gesto que evidenciou ainda mais sua humanidade e cordialidade.

****

A foto acima não ficou boa, é verdade. Culpa do meu irmão, péssimo fotógrafo. Não estou nem aí para minha cara de pateta. O que vale é o registro ao lado deste grande cidadão!

Um comentário:

  1. Grande cidadão é pouco... Ele é a imagem viva da probidade, humildade e profissionalismo. Homenagem justa e perfeita!

    ResponderExcluir