sexta-feira, 22 de abril de 2011

Botafogo: futuro incerto


Triste a atual fase do Botafogo. Depois de um 2010 digno, com título do Estadual sobre o Flamengo e chance real de classificação para a Libertadores deste ano, quando decidiu a vaga contra o Grêmio na última rodada, o Alvinegro carioca, com este time, periga brigar pelo rebaixamento no Brasileiro que começa dentro de um mês.

A precoce eliminação no Carioca e a dolorosa saída da Copa do Brasil diante do Avaí, na Ressacada, onde o Botafogo foi notoriamente prejudicado por um pênalti inexistente de Lucas em Estrada, quando ambos se chocaram, pode trazer algum benefício. Desde que a diretoria discurse menos e traga já reforços. Bons reforços.

Por enquanto, algumas apostas: Thiago Galhardo, do Bangu, e Cortez, uma das revelações do Nova Iguaçu. Especula-se que Gilberto, do Cruzeiro, pode chegar para o Brasileiro, bem como Ricardinho, dispensado do Atlético-MG, e Andrezinho, pouco aproveitado no Internacional. São nomes, principalmente os dois primeiros, que causam desconfiança ao torcedor. Mas diante da escassez de talento no atual meio-campo, onde Everton não consegue ser protagonista e Cidinho ainda busca espaço, pode ser que estes três nomes dêem uma boa dose de criatividade, fator que, até o momento, tem faltado ao elenco - mesmo quando Renato Cajá e Lúcio Flávio ainda figuravam em General Severiano.

Arthur Dapieve, jornalista e reconhecido botafoguense, alerta na sua crônica de hoje (não achei link na internet), no Globo, que o Botafogo, comandado 14 meses por Joel Santana, não sabe atacar. Melhor: sabe apenas se defender. Segundo o colunista, Caio Júnior terá de contornar esta herança maldita. Taticamente, de fato, o que se viu nos últimos jogos do Alvinegro foram menos zagueiros e volantes – embora a zaga continue exposta; no ataque, porém, mais do mesmo: chuveirinho categórico na área para Loco Abreu. Se Harry Potter vai conseguir consertar estes vícios do elenco, só o tempo dirá.

Por ora, não adianta lamentar a saída de Joel (como muitos o fazem) ou mesmo crucificar o recém chegado Caio Júnior. O Botafogo precisa de jogadores qualificados, urgentemente – ambas eliminações escancaram ainda mais esta realidade já conhecida pelos torcedores. Nenhuma novidade. E o presidente Maurício Assumpção, em coletiva, prometeu um time que brigará pelo título brasileiro. Heresia ou não, que bom que a autoridade máxima do clube tem ciência da necessidade de um plantel melhor.

Um comentário:

  1. Só resta saber se o que o Mauricio Assunção fala é verdade....ele ta sem credibilidade nenhuma com a torcida.

    ResponderExcluir