segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Instituto de pesquisa (ainda) tenta enganar você

Leio, incrédulo, no blog do economista Guilherme Barros que, segundo o Instituto Análise, o candidato à Presidência da República, José Serra, precisaria de um novo escândalo (como o de Erenice Guerra) para vencer o 2º round com Dilma, candidata do PT.

Ou seja, como se não bastasse os erros do Datafolha, do Ibope, entre outros, o Instituto Análise, agora, quer que nós eleitores acreditemos em mais uma pesquisa pontual e, ao mesmo tempo, inconsequente.

O que torna esta pesquisa ainda mais inócua é a possibilidade de Marina Silva, terceira melhor colocada desde a era da redemocratização, em 1989, com quase 20 milhões de votos, se aliar ao PSDB, o que, em tese, deixaria o tucano ainda mais fortalecido para o duelo do próximo dia 31.

Então, com ou sem apoio de Aécio Neves (leia o primeiro link divulgado), com ou sem novo escândalo como o de Erenice Guerra, penso que Serra tem boas chances de faturar o 2º turno, sim, ainda mais se a ambientalista der sinal verde (o trocadilho foi inevitável) de apoio ao presidenciável.

Você concorda ou o instituto de pesquisa ainda tem respaldo no seu conceito?

3 comentários:

  1. Para estas eleições, não. Todos erraram! Dilma teve menos votos que o previsto e Serra e Marina tiveram melhor desempenho que o previsto.

    ResponderExcluir
  2. E a decisão de última hora de que não era mais necessário o título junto com a identidade? Será que os votos do norte e nordeste fariam ainda mais a diferença?

    ResponderExcluir
  3. Gui, acredite, hoje li o relato de um cara que votou apenas com o título de eleitor. O mesário explicou que era o suficiente, descartando sua identidade. Isso existe? TSE é uma zona!

    ResponderExcluir