terça-feira, 16 de novembro de 2010

A dança do ENEM


O blog retorna hoje após longo período inativo. E já que um dos principais temas atuais é o ENEM, reproduzo aqui um texto do meu amigo Eduardo Pereira Bittencourt.

Os últimos episódios protagonizados pelo MEC são o retrato fiel do que é a educação no país. Com a incompetência evidenciada com as falhas no gabarito e nas provas do Enem deste ano, somadas ao vazamento do conteúdo das provas em 2009, fica claro que a decisão de unificar os vestibulares das universidades mais procuradas do país foi um erro. Os únicos prejudicados são os vestibulandos, que passaram um ano inteiro se preparando para este momento e correm o risco de ver a prova ser anulada, como determinou o Ministério Público. Para completar a série de trapalhadas, o Twitter oficial do órgão se manifestou dizendo que os alunos que divulgaram o tema da redação no site “dançaram”.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, foi rápido e logo veio a público falar que ninguém será prejudicado e que os alunos que fizeram a prova amarela vão ter uma segunda chance. Mas a única solução justa que se pode tomar é a anulação do Enem. O prejuízo não é exclusivo de quem respondeu o caderno amarelo. O aluno que respondeu ao azul vai ser lesado ao não receber outra oportunidade. E o que fazer com os atrasados, como Camila Santos Silva, que chegou 1 minuto após fechar os portões e foi eliminada? Quem garante que ela não pegaria o tal caderno amarelo?

Essa e muitas outras perguntas vão ficar sem resposta por um longo tempo, se é que um dia serão respondidas pelo Ministério da Educação. Um órgão que cobra pontualidade britânica aos alunos, impede que eles usem lápis e borracha, determina até mesmo a cor e o tipo da caneta que devem ser utilizadas é o mesmo que, por dois anos consecutivos, os mesmos dois anos em que a prova equivale aos vestibulares, não consegue ter a mesma perfeição para confeccionar as provas e garantir que seu conteúdo não seja divulgado com antecedência. Nem precisava se dar ao trabalho de ir ao Twitter. Todos que fizeram o Enem já sabem que “dançaram”.

2 comentários:

  1. Agradeço ao amigo pela divulgação do texto.

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim tomou tenência e atualizou essa budega!
    Passava aqui com frequência e só via moscas e marimbondos!

    Dudão fez um belo relato!

    Faltou aquela acidez, característica do Sr. Canuto, mas gostei de ter visto texto novo!

    Vocês já estão na estrada, só falta caminhar!!!

    Abraços,
    Alexandre Umbelino

    ResponderExcluir