segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Diário de Um Adolescente

Compartilho a idéia sugerida por muitos cinéfilos de que alguns filmes deveriam ser exibidos em escola, deixando passível de discussão o período (primário e ginásio) – tal decisão ficaria a cargo de algum especialista no setor, como pedagogo ou qualquer outra coisa, menos deste blogueiro que vos escreve. Em faculdades, por exemplo, esta prática já acontece, embora não costumeiramente. Penso que deveria ser semanal, pois, acredite!, um bom filme é muito mais útil que muita balela dita por professores em salas de aula.

Um destes filmes que
considero educativo é Diário de Um Adolescente, baseado na história real de Jim Carroll, escritor, poeta, músico e ex-viciado. Jim, na pele de Leonardo DiCaprio (atuação soberba, digna de aplausos, premiação, entre outras coisas), é um garoto de 13 anos, talentoso no basquete, promissor com as palavras, morador de uma Nova York conivente à venda de drogas nas ruas e dono de uma inegável criatividade para compor poemas que traduzem seu conturbado cotidiano, exibidos em seu pequeno diário, carregado como se fosse um celular nos dias de hoje.

É oportuno dizer que Jim jamais se envolveria com drogas se não tivesse tantas más influências como Mickey (Mark Wahlberg, com boa atuação) a seu redor. Entretanto, acho que seu instinto aventureiro aliado à sua motivação para atuar mais ligado nos jogos de basquete contribuíram consideravelmente para sua experimentação com a cocaína e, futuramente, com seu vício em heroína. Isso porque Jim não era aquele garoto que compõe grupo, ele era um dos protagonistas de sua turminha.

Diário de um Adolescente é chocante e seu final um pouco previsível não tira o mérito do contexto. O filme assusta e deprime especialmente pela degradação do personagem principal, vivido por um impecável DiCaprio – àquele época, era um garoto, com apenas 20 anos. O filme é didático e não tem prazo de validade, já que o consumo de drogas entre jovens é o tema principal e sempre atual.

4 comentários:

  1. Sua acidez, às vezes, te beneficia no texto!

    Passando aqui para me atualizar...

    Abraço camarada!
    Gosto dos seus textos!!!

    ResponderExcluir
  2. Belissimo filme, de fato a densa composição de DiCaprio impressiona por ser irretocavel...eu vi este filme várias vezes, inclusive é uma obra a ser sempre necessária, concordo contigo, nas escolas. abraço

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a exibição de filmes em escolas e faculdades. Na minha universidade acontece um encontro semanal com direito a discussão com professores a seguir. Bem interessante. Quanto ao filme, é bastante deprimente, mas essa é a intenção. DiCaprio já mostrava aí o seu talento.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o fime assusta um pouco mais como todos nós sabemos não é nada mais do que a vida real

    ResponderExcluir