sábado, 3 de abril de 2010

A Órfã

Relutei para assistir A Órfã. Desconfiei do roteiro, que, se não é batido, pelo menos aparenta ser. Sejamos sinceros: como se animar para ver um filme no qual uma menina órfã é a protagonista, cujo objetivo principal é injetar maldade e gerar discórdia em uma família? Pra quem já assistiu muita porcaria mal feita e surreal, é difícil dar crédito a uma premissa como esta. Mas A Órfã surpreende.

Kate (Vera Farmiga), assustada e ainda atormentada por uma tragédia recente, quer adotar uma criança. John Coleman (Peter Sarsgaard), seu marido, concorda com a idéia e ambos se encantam com a inteligência de Esther (Isabelle Fuhrman, em excelente atuação!), uma menina de 9 anos, residente de um orfanato. A adoção divide os dois filhos de Kate e John: Máxime, surda muda, (Aryana Engineer) aceita Esther com bons olhos; Daniel (Jimmy Bennett), não.

O filme, apimentado de muito suspense e tensão, caminha sem falhas e as atitudes de Esther lembram e muito as de Henry Evans (Macaulay Culkin), em O Anjo Malvado, de 1993. É quase impossível não fazer essa associação. Intrigado com as maldades de Esther, eu me perguntava: que fim este filme vai levar? Será que, ao final, surgirão aquelas teorias demoníacas toscas e desgastadas? Felizmente, não.

Embora mostre que adoção não é tão simples quanto parece, A Órfã não é uma obra encantadora. Mas está longe de ser comparada a filmes triviais de suspense. Não caiu no lugar-comum. E até que dá uns sustos. Pode assistir no apagar das luzes. O frouxo aqui recomenda.




6 comentários:

  1. Ah, eu confesso que este filme até é interessante, cativa! Lembra a maldade perversa de outro clássico da psicopatia infantil: O Anjo Malvado, com Macaulay Culkin, lembra?

    Renan, parabéns pelo blog, pena que o meu não está aqui linkado ao seu, abraço

    ResponderExcluir
  2. Cristiano, tanto lembra O Anjo Malvado que eu fiz essa citação no texto. Acho que você não leu. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. 'O Anjo Malvado' é clássico !!!!!!!!!

    É. Parece mesmo que o Cristiano não leu seu texto. rsrsrs

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Também fui assistir a esse filme com uma certa desconfiança, mas me supreendi. Apesar de manter a fórmula dos suspenses dos últimos anos (com direito a final surpresa), eu gostei do filme. As atuações e a fotografia são destaques.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fiz questão de assistir este filme no cinema... fui sozinho, ápos um dia árduo na labuta diária. Por ter um final surpreendente, é interessante perceber que no decorrer do filme existem diversos diálogos que incidem na verdadeira face de Ester. Não vou contar, em respeito aos nossos queridos leitores. Mas paralelamente, estimado blogueiro, podemos discutir esta "percepção" posteriormente e tenho certeza que irá concordar comigo. Me lembre de acrescentar este tópico em nossas egocêntricas conversas virtuais...hauahauh abçs =)

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que se preocuparam mais se eu li seu texto ou não, do que propriamente comentarem aqui?

    Abri teu blog pelo celular, fiquei impossibilitado de ler todo o corpo do texto.

    Enfim.

    ResponderExcluir