terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sempre ao seu Lado

Após mais um dia de trabalho, Parker Wilson (Richard Gere) cumpria sua rotina de voltar para casa de trem. E, quando desembarcou em sua habitual estação, o professor de música tropeçou em Hachiko, um cão da raça Akita, que se perdera por ali minutos atrás. Não querendo deixar o cãozinho abandonado na estação, Parker decide levá-lo para casa, fato que, de imediato, irrita sua esposa Cate (Joan Allen), que não está disposta a aceitar um cachorro em casa. Mas, com o tempo, Cate percebe o laço fiel que se desenvolve entre seu marido e Hachi e, então, decidi acolher o cachorro em definitivo.

Sempre ao seu Lado começa a impressionar quando Hachiko, diariamente, leva Parker à estação de trem, bem como o espera sobre um chafariz, sempre no mesmo local e horário, na hora do retorno de seu amigo. A amizade entre eles nos choca e, também, faz refletir: como um cachorro consegue ser mais agradável e companheiro do que um ser humano? Não há favor, troca de presentes, muito menos bajulação forçada entre Parker e Hachiko. Se gostam e são amigos. Simples assim.

Qualquer semelhança entre Marley & Eu e Sempre ao seu Lado é mera coincidência, muito embora ambos retratem histórias de lealdade protagonizadas por cachorros. Só que Marley & Eu é mais puxado para o lado cômico, aventureiro. Além disso, o filme de David Frankel, que fora baseado no livro de John Grogan, é previsível, mas não menos excelente e emocionante por isso. Só que Sempre ao seu Lado, com direção do sueco Lasse Hallström, é muito mais comovente por ser baseado em uma história real passada no Japão, que é lembrada até hoje por uma estátua, na estação de Shibuya daquele país.

Recomendadíssimo. E com lenços, claro, pois é impossível conter o chororô.

3 comentários:

  1. Chorei igual criança!

    CHorei durante e depois, ao sair da sala...
    Esse filme tocou meu coração de uma forma intensa!

    Tive que debulhar-me em lágrimas mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme me conquistou por causa da sua simplicidade e por causa da história, com a qual facilmente podemos nos identificar. Fora que o Lasse Hallstrom é o diretor perfeito para longas assim.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu acho Lasse Hallstrom um pé no saco, sinceramente !!!

    Não gosto muito desse tipo de filme, com amigos cachorros e tal, mas ainda verei 'Marley & Eu'.

    Abraços !!!

    ResponderExcluir