quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal é...

É Natal. Natal é família. E quem é sua família? As pessoas que você escolhe para fazer parte dela?

Há algum tempo, logo que comecei a blogar, escrevi um texto aqui sobre família. Acredito que tenha sido um desabafo. Nos comentários, alguma mulher, sabiamente, escreveu mais ou menos o seguinte: Renan, acredito que família seja uma seleção de pessoas escolhidas por você.

Este comentário, que foi breve, me causou uma enorme reflexão. Fiquei, por dias, tentando absorvê-lo. Até minha mãe ficou, de certa forma, pasma quando leu. Disse, sem pestanejar, que concorda com a tese. Eu, reticente, demorei mais. Muito mais.

Hoje, véspera de Natal, é um dos dias em que mais reflito no ano. Procuro relembrar fatos, momentos felizes, tristes, de dificuldade, de aprendizagem. Tento recordar das porradas que levei da vida e, principalmente, da lição que tirei delas. E, no meio desse bolo, surge vivo aquele comentário, aquelas letrinhas que, timidamente, proporcionaram uma definição, um novo conceito de Natal.

Portanto, neste Natal, eu quero estar ao lado das pessoas que escolhi para constituir minha família. E, infelizmente, não vou conseguir estar com todos. São muitos: da antiga faculdade, do trabalho, do antigo lar, enfim, estão espalhados por aí com outras tantas pessoas. Não por isso deixarão de ser lembrados, mesmo que através de um e-mail, um torpedo, uma ligação, um cartão, um recado ou um tweet.

Então, é Natal! O espírito natalino contagia, emociona, harmoniza, ameniza. Tempo de se desculpar, perdoar e, por que não?, renascer. Tudo a ver com a data.

Feliz Natal à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário