terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Jean Charles

Jean Charles de Menezes, que fora assassinado no metrô de Londres em julho de 2005, quando foi confundido com um terrorista pela polícia local, era apenas mais um brasileiro dentre milhares que buscam um lugar ao sol fora da terra tupiniquim.

Esperto, carismático, acolhedor e muito comunicativo, Jean Charles era eletricista de uma firma em Londres, da qual saia seu sustento e também o de sua família, no Brasil. Baseado na história real dele, o filme de Henrique Goldman mostra a difícil realidade de muitos brasileiros que vivem como imigrantes na capital britânica.

Brilhantemente interpretado por Selton Mello, Jean Charles é um mineiro, natural de Gonzaga, interior de Minas Gerais, que conseguiu certa estabilidade na cidade londrina e, por conseguinte, convocou sua prima Vivian (Vanessa Giácomo) para passar um tempo por lá. Em meio às dificuldades de adaptação ao idioma e a cultura do país, Vivian, no início, têm Jean como primo e intérprete. Com o tempo, ela vai se adequando aos costumes ingleses, doma o idioma e se torna mais independente.

E, à medida que tudo caminha bem para eles, Londres se vê atormentada por iminentes atentados terroristas. Em um dia de rotina, a vida de Jean Charles é brutalmente interrompida por agentes britânicos, que, erroneamente, ligaram sua imagem à de um terrorista que explodira o sistema de transportes da cidade há duas semanas, fato que culminou com a morte de 52 pessoas.

Jean Charles (filme) é simples, bem contado e sem enfeites. Não é marketeiro e não exibe só as virtudes de Jean. Selton Mello está irretocável. Consegue, com louvor, nos emocionar e indignar ao mesmo tempo. É um primor de ator. Que talento! O cinema nacional tem muito que se orgulhar dele. Aplausos, portanto, para ele e para todos os outros participantes deste grandioso filme nacional.

Um comentário: