quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Menino do Pijama Listrado

Há algum tempo, Ilana, uma amiga, recomendou veementemente que eu visse O Menino do Pijama Listrado. Pouco tempo depois, Larissa, outra amiga, disse pra eu ler o livro antes de assistir o filme. Na dúvida, fui à livraria e comprei o livro. Na mesma semana, comecei a lê-lo e constatei que Larissa não estava errada quanto ao caráter excepcional da história de Bruno e Shmuel – personagens que, talvez, eu guarde com lucidez para sempre na memória.

O Menino do Pijama Listrado, obra de John Boyne, é uma história ficcional passada na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Bruno, um jovem alemão de 9 anos, morava em Berlim, numa casa gigantesca, até sua família decidir se mudar para outro lugar. Já em nova residência e sem opções para lazer, Bruno resolve explorar o lugar e, pela janela de seu quarto, ele avista uma longínqua área onde inúmeras pessoas trajam pijamas listrados. A região trata-se de um campo de concentração, que Bruno não faz ideia do que significa.

Entediado no ambiente monótono de seu novo lar, Bruno resolve explorar o entorno da casa e, bem além dela, paralelamente a uma cerca, ele encontra Shmuel, um menino judeu que tem a mesma idade que ele e está do outro lado do arame. Os dois, de cara, se tornam amigos e passam a se encontrar diariamente. Ao mesmo tempo, a guerra é intensificada e põe em risco a amizade sincera construída entre ambos.

O Menino do Pijama Listrado é um livro marcante, impiedoso, sincero, É a inocência de uma amizade diante do abominável caos que representa um conflito. Uma história insólita contada com simplicidade, capaz de tocar seu coração. É um livro que deveria ser lido pela humanidade, que, às vezes, esquece a terrível época que o Holocausto representou.

14 comentários:

  1. Renan, estou com o livro na minha lista de espera, antes Crime e Castigo. Só verei o filme depois de ler, mas ouvi maravilhas de ambos.

    ResponderExcluir
  2. Mais um romance epico
    sobre judeus nojentos que devem ser estiguidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara si o nazismo tivesse ainda ate voce ia ta morto otario e sua familia tbm só quem e alemao puro vive dxa de se um otario e comessa a enfrentar a vida q nem um homem ou uma mulher de verdade

      Excluir
  3. nojento é o que vc faz todo dia assim como todo mundo seu imbecil...ainda tem gente que pensa tao pequeno como alguem que diz um dia ter feito tanto para simplesmente se dar um tiro...e por fim a uma merda que chamava de nova ordem. mais um hipocrita nojento que deveria ser estinguidos.

    ResponderExcluir
  4. Nojentos são os metidos a nazistas que não tem culhão nem pra se identificar. Claudia Rerhes

    ResponderExcluir
  5. Como as pessoas são crédulas! Certa estava minha mãe quando dizia que o ladino sem o bobo não vive!
    Como acreditar piamente que uma obra é real só porque o autor, para causar impacto, afirma?
    Dizem que o livro "A Lista de Schindler" tinha, na primeira edição, a observação "Qualquer semelhança com fatos é mera coincidência".
    Outra coisa: Hollywood. A Folha de São Paulo publicou uma vez um artigo em que dizia que Hollywood adora histórias reais - desde que possa mudá-las!

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme,é um exlente filme, agora quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Não me agradei muito do filme pq bruno e seu amigo morre no final.

    ResponderExcluir
  8. Valeu por contar o final OTÁRIO !!!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li o livro mais o filme é ÓTIMO... o livro tambem deve ser perfeito!

    ResponderExcluir
  10. Foi por causa de pessoas que se achavam superiores que toda esta tragédia lastimável do holocausto ocorreu. Na verdade, essas pessoas tinham complexo de inferioridade e precisavam dizer-se superiores, matar e exterminar uma raça que eles REALMENTE consideravam uma ameaça por eles (judeus) serem moralmente superiores, para sentirem-se um pouco menos miseráveis...
    Mais lamentável ainda é que nos dias de hoje ainda existam pessoas IGNORANTES que tenham o mesmo pensamento alemão da segunda guerra, sejam tão alienados e IGNORANTES. Deixe-me dar uma pequena notícia: quando morrerem, seus corpos apodrecerão da mesma forma que aqueles a quem tanto desprezam, seus dejetos fedem da mesma forma, seu corpo tem a mesma constituição (exceto pela alienação e ignorância), e todos morrerão um dia.
    Outro fato, cientificamente provado: neonazistas são tão BABACAS que ignoram o fato de que se a Alemanha tivesse vencido a guerra e Hitler levasse adiante seus planos de eugenia pelo mundo, esses neonazistas de merda não estariam aqui (seus antepassados teriam sido exterminados há muito). O motivo? Simples: ninguém é geneticamente puro, mesmo que em percentuais mínimos. Esses BABACAS tem em seus genes a mistura dos genes que tanto desprezam e odeiam... KKKKKKKKK!!!!!

    Bem vindos à realidade, OTÁRIOS!


    Michelle - São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  11. o filme é ótimo.... pena representar uma história lastimável...

    ResponderExcluir
  12. Os brasileiros são tão burros que no final da segunda guerra, acolheram muitos alemães refugiados da guerra, por isso que hoje temos estados do Brasil onde se concentram muitos descedentes desse raça...deveriam quando chegassem aqui fosse tudo exterminado...

    ResponderExcluir