quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ineficácia no Dia Mundial Sem Carro

É engraçado ver governante almofadinha tentando entrar na pele do cidadão comum, aquele que acorda cedo, pasta para chegar ao trabalho e, muitas das vezes, com bom humor, mesmo que em meio a tantas dificuldades das quais são obrigados a enfrentar diariamente.

Ontem, por exemplo, no Dia Mundial Sem Carro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, visando dar exemplo na campanha que tenta preservar o meio-ambiente de gases poluentes, saiu de bicicleta da Gávea Pequena em direção ao Palácio da Cidade, residência oficial do prefeito, em Botafogo. Fez de bermuda, casaco, tênis e alguns seguranças no seu encalço o percurso em 1h25min.

Quando eu li essa nota, me enojei e gargalhei. Mas o que mais me surpreendeu e, consequentemente, pasmou foi ler que o prefeito não voltaria de bicicleta para sua casa, visto que sairia muito tarde do Palácio. Medo da violência, prefeito? Bem-vindo a realidade.

Óbvio que Eduardo Paes sabe que estamos vivendo em uma cidade onde a violência só faz proliferar. Somos constantemente vítimas de assalto e outras inúmeras truculências. Basta ser transeunte para notar ou vivenciar. Não precisa nem ler jornal para ter ciência do temor que rodeia o carioca corriqueiramente.

Então, quando vejo político engajando campanha em prol do meio-ambiente, discursando que a população tem que deixar o carro na garagem e ir para a batalha diária usando o indecoroso transporte público, fico com a certeza de que eles não tem noção da lamentável realidade em que somos submetidos a encarar no dia a dia.

Eu, involuntariamente, aderi à campanha. Mas, se tivesse carro e o costume de usá-lo para me deslocar pela cidade, certamente não o deixaria na garagem, pois zelo pelo meu conforto e, principalmente, segurança, fatores que ônibus, trens e metrôs não conseguem suprir.

Portanto, Eduardo Paes e asseclas, olhem mais para o povo, que vive uma realidade absurdamente diferente da de vocês. Antes de conclamar a população para uma iniciativa boa, porém ineficaz perante nossa realidade, ofereça infra-estrutura. Aqui não é a Holanda, país em que há ciclovias e bicicletários por toda parte. Lá, a coisa funciona por ter uma estrutura decente. Aqui, precisa melhorar muito pra fluir.

Então, prefeito, desça do pedestal e faça alguma coisa em vez de só falar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário