terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Visitante

Walter Vale (Richard Jenkins) é um viúvo muito solitário, extremamente reservado, que tem pouco prazer pela vida. Além de lecionar Economia em Connecticut, ele tenta terminar de escrever seu quarto livro na carreira.

Um dia, propõem que Walter vá para Nova York para uma conferência sobre países em desenvolvimento. Mesmo contra sua vontade, ele segue para lá, onde tem um apartamento e, neste, encontra Tarek e Zainab, um casal de imigrantes que lá residem, sem prévia autorização dele. E é a partir daí que a de Walter começa a mudar.

Tarek, um músico sírio, apresenta a Walter o tambor usado em seu país. Encantado pelo instrumento, Walter passa a usá-lo constantemente e, simultaneamente, se torna amigo de Tarek. Tudo caminhava bem, até que um imprevisto acontece e muda radicalmente a vida de Walter, Tarek e Zainad.

O Visitante é um filme agradável, sem obviedades, que deixa claro que é possível recuperar o pazer de viver. Talvez não agrade a pessoas com pouca sensibilidade humana. Quem zela por gestos simples e pequenas demonstrações de amor, vai gostar. O filme também é, de certa forma, o desabafo da detenção. Só não posso explicar o porquê, senão estarei revelando parte da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário