segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lei Antifumo é adotada no Rio

A exemplo de São Paulo, o Estado do Rio de Janeiro também adotou a Lei Antifumo, sancionada pelo Governador Sérgio Cabral, e que entra em vigor dentro de pouco menos de três meses.

Com todo respeito aos fumantes, achei uma bela atitude do governador. Respeito quem fuma, mas, infelizmente, a reciprocidade não é a mesma. Os fumantes, em muitos casos, ultrapassam os limites do bom senso.

Hoje, por exemplo, eu estava em uma galeria, que é totalmente fechada, sentado em um banco, curtindo os últimos minutos do meu almoço. Daí, duas senhoras se aproximaram e, na maior cara de pau, acenderam seus cigarros, e ali permaneceram fumando, jorrando aquela fumaça intragável para o desespero dos meus órgãos respiratórios. Respeito zero.

Com a Lei Antifumo, isso pode até continuar acontecendo, mas, se o ambiente for total ou parcialmente fechado, o proprietário do estabelecimento poderá ser multado em até R$ 30 mil.

É melhor doer no bolso de alguém do que no meu pulmão.

3 comentários:

  1. Cara, eu ainda não defini uma linha de pensamento sobre o assunto.
    Mas posso dizer que a cada passo dado, eu fico cada vez mais intolerante com a fumaça.

    Além do incômodo natural da fumaça, eu nunca tive problemas maiores com os fumantes. Por mais que preferisse um ambiente sem cigarro, nunca me preocupara a presença de um onde quer que seja.

    De qualquer forma, não achei ruim que os restaurantes tivesses áreas para não-fumantes. Afinal, havia o espaço reservado para quem quisesse fumar.
    Todavia, ainda via graça porque separavam o lugar, mas a fumaça não sabia de tal separação.

    Depois, passou a ser proibido fumar em locais fechados e à partir desse ponto, acho que o cigarro mesmo na rua passou a me incomodar.

    Curioso que hoje em dia, mesmo com toda minha verve liberal, tenho pensamentos de como seria legal que fosse proibido que jogassem fumaça na minha fuça. Só que meu desejo esbarra também na minha ideia que isso abriria precedentes ruins. Penso que se é para vilanizar o cigarro, então que trate-o como um verdadeiro vilão, incluindo aí proibição geral, e consequentemente, fechamento da indústria legalizada.

    Confuso, não?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho corretíssimo Sérgio Cabral adotar esta medida também, a maioria dos fumantes não têm um respeito sequer pelos que não fumam. Ninguém é obrigado a ficar "fumando" só porque eles jogam no nosso rosto a fumaça.
    Eu concordo em gênero,número e grau com tal medida!

    ResponderExcluir
  3. Achei o máximo! Tenho problemas de saúde e não somente a fumaça como o cigarro em si me incomodam demais da conta, e o impressionante é a falta de bom senso dos fumantes que é zero.
    Ótimo, que os fumantes se matem sozinhos!

    ResponderExcluir