segunda-feira, 27 de julho de 2009

Solidão não é sinônimo de depressão

Quem não gosta de ficar sozinho?

Eu, por exemplo, adoro. Calma! Não estou dizendo que detesto viver em companhia de alguém. Não, nem pensar. E jamais recusaria um convite de alguém para uma volta, um suco, um cinema, um chope. Mas, ao menos um dia na semana, me reservo só para mim. Isso mesmo.

Você, que perde seu precioso tempo me lendo, deve estar se perguntando, com uma daquelas clássicas frases hollywoodianas: what’s the point, Renan? O ponto é o seguinte: solidão não necessariamente significa depressão, nem carência ou mesmo, o preferido da maioria, chateação. Só que poucos entendem isso. Preferem te julgar depressivo, ranzinza, anti-social, mal-educado entre outras balelas que só esquizofrênicos e derivados conseguem vomitar.

Renan, não estou te entendendo. Seja mais claro. Me dê um exemplo.

Eu. Sim, eu, eu mesmo, mas sem Irene. Qual é o problema em ir sozinho ao shopping, restaurante, lanchonete, churrascaria e, os mais graves para alguns, cinema, São Januário, Maracanã?

Renan, por que você é assim?

Veja bem, amigo. Já deixei de fazer muita coisa nessa vida por falta de companhia. Deixei de curtir uma festa, um evento isolado, um jogo, um filme. E, por isso, o que senti depois foi um enorme arrependimento. Hoje, não mais. Vou sozinho, caso seja a única saída. É estranho? Diria que a única sensação que não sinto quando ajo assim é a de estranheza. Pelo contrário. Qualifico um gesto desse como independência colossal. A sensação é de liberdade total. Falo sozinho. Penso alto. Faço perguntas pra mim mesmo; crio as respostas; teço comentários sobre as pessoas em voz serena; levanto uma ideia e desenvolvo diversas opiniões e pontos de vista sobre temas variados.

Enfim, se quero fazer alguma coisa, ir a algum lugar, não me resguardo. Que mal tem se seu amigo ou namorada não pode lhe acompanhar? Vai se omitir de viver por isso?

Fica a dica: experimente se aventurar sozinho para sentir a sensação. Não posso garantir que não será ruim. Depende da pessoa. Pra mim, nunca é. Mas não há segredo. Se eu consigo me divertir sozinho, qualquer um é capaz também.

Tente mas sem ser descrente.

3 comentários:

  1. Adoro ficar sozinha, Renan. Tb deixei de fazer coisas que eu tinha vontade, como pegar um ônibus e ir na feira hippie do centro da cidade pq um ex achava a ideia absurda.
    Sou mega "shopping girl", não sei andar de ônibus na minha cidade e mal conheço as lojas do centro. Até que decidi mandar ele ir à merda. Deixei o carro em casa e foi muito divertido -- ao mesmo tempo, senti uma vergonha imensa de ter 25 anos e não saber quanto custa uma passagem e nem que ônibus pegar pra ir pro centro.
    E me diverti à beça sozinha, na feira hippie, nas lojas do centro e no calçadão.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. "odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer a verdadeira companhia" F. Nietzsche

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho necessidade de fazer isso, de vez em quando. Conheço muitas pessoas que têm medo de marcar encontros consigo mesmas. Elas não estão abertas a ouvir determinadas coisas e "verdades"...

    ResponderExcluir