segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fluminense 1x1 Flamengo


O Fla-Flu de ontem no Engenhão teve um pouco de tudo: polêmica, equilíbrio, grandes momentos, falta de luz, chuva e um destaque. Apesar disto, não achei um grande jogo. Mas, inegavelmente, foi muito imprevisível, como exige os pré-requisitos de um autêntico Fla-Flu.

Depois de uma apoteótica vitória na Argentina, que o colocou nas oitavas-de-final da Taça Libertadores, o Fluminense ganhou credencial de favorito, muito embora, como diz o poeta, clássico é clássico e vice-versa; já o Flamengo vinha de um empate no Rio frente ao Horizonte, um resistente visitante, e desfalcado de duas peças importantes: Maldonado e Ronaldinho Gaúcho. Soma-se a isso o fato de Léo Moura ter saído logo nos primeiros minutos de jogo.

Tudo parecia conspirar a favor do Flu que, de fato, esteve melhor, criou mais chances e saiu na frente com um gol irregular de Rafael Moura, visivelmente impedido. Nascia ali o segundo erro grosseiro do árbitro – que já se equivocara no lance em que deveria ter expulsado o goleiro Felipe, que fez falta em Rafael Moura, último homem, fora da área.

Vencendo o jogo e dominando as ações, o Flu cometeu um erro letal: subestimar, entre aspas, a grandeza do Flamengo em decisão. Não se pode cometer este pecado capital diante de um time que, tradicionalmente, costuma ressurgir em momentos adversos. Foi o que aconteceu.

Luxemburgo, na volta para o segundo tempo, escalou Bottinelli no lugar do inoperante Fernando. Desta forma, o Flamengo cresceu e passou a intimidar o Fluminense, que, recuado, convidou o rubro-negro para o jogo. Até que, num raro cruzamento de Willians, Thiago Neves empatou de cabeça. O gol reanimou o Flu, que voltou pro jogo, mas esbarrou na noite inspiradíssima de Felipe.

Veio a tensa e decisão por pênaltis. E, como mostra as estatísticas de anos anteriores, deu Fla. Por quê? Porque o Fla têm Felipe, que, como o Bruno, cresce na frente dos batedores, mostra frieza e segurança. Pegou as penalidades de Araújo e Tartá, consagrando-se como o jogador mais importante da partida.

O Flamengo está na final e agora tem o Vasco pela frente, no próximo domingo. O histórico de decisões passadas aponta o rubro-negro como favorito diante do clube da Colina. Seja como for, não dá pra saber o que corre mais: um bonde (invicto!) em franca ascensão ou um trem bala. Façam suas apostas na estação mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário