domingo, 29 de agosto de 2010

Entre Irmãos

Apesar do discurso pra lá de batido de que guerra, seja lá onde for, traumatiza seus soldados, deixando não apenas seqüelas físicas, mas cicatrizes incuráveis na mente, Entre Irmãos consegue não apenas prender a atenção, como também toca sua sensibilidade, como todo bom drama. Seja pelas atuações relevantes de seu elenco, seja pela objetividade do filme de focar na agonia causada pela guerra, o fato é que Brothers, nome original, está longe de ser um filme descartável, embora não tenha agradado a tão exigente crítica.

Impossível não ficar perplexo com a reviravolta no comportamento de Sam, estrelado com brilhantismo por Tobey Maguire, que, com barba, ganhou mais vitalidade como ator – minha opinião. Talvez seja um comentário banal, mas acho que, sem barba, o ator fica com muita cara de menino e se torna inevitável não lembrar do mocinho de Homem Aranha. Aqui, ele também é um herói, vitimado pela guerra. E, por mais que retorne com vida do Afeganistão, é nítido que a alma de Sam empalideceu. Conseguirá retomar sua vida, após vivências fúnebres na guerra? Essa é uma das boas questões do filme.

Tommy, irmão de Sam, numa belíssima atuação de Jake Gyllenhaal, é aquele que podemos definir como o problema irreparável da família. É um sujeito, infelizmente, rotulado pelos erros do passado. Por mais que se esforce para melhorar, é visto com grande desconfiança, principalmente por seu pai, que age de uma forma que considero exagerada: sempre usar o irmão Sam como exemplo, tecendo comparações o tempo todo. Não quero dizer que não devemos nos espelhar no que é bom. Mas é bom entender que há diferença entre as pessoas, e o mesmo acontece entre irmãos. Por maior que seja a semelhança, não há igualdade em tudo.

Entre Irmãos, além das atuações destacadas acima, conta também com o boa desenvoltura de Natalie Portman como Grace, esposa de Sam, e Bailee Madison como Isabelle, filha do casal, que, apesar de ainda muito jovem, mostra uma maturidade soberba – como personagem e atriz. Além de tudo isso, o filme é embalado por ótimas trilhas sonoras do U2. Diante disso tudo, seria redundante enfatizar que recomendo o filme, não?

Um comentário:

  1. Quando vi o trailer de Entre Irmãos, quis muito ver o filme. Mas, com o lançamento, e as críticas em sua maioria negativas, desanimei. Acho que vou dar uma chance agora que o filme está em DVD (está?). Ah, também gosto do Maguire. E a Natalie Portman é ótima em tudo que faz, hehe.

    Abraço.

    ResponderExcluir