segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Rio é Alvinegro!

Não vou falar do jogo, até porque não vi com atenção – estava em um bar com amigos e, confesso, dei muito mais atenção para o chope e para quantidade de mulheres que me rodeavam do que para retranca armada por Andrade e pro chuveirinho onipresente de Joel.

Nem por isso deixarei de louvar a conquista Alvinegra: Parabéns, Botafogo! Conquista absolutamente merecida. E o fato de estar há 3 anos batendo na trave justamente contra o Flamengo valoriza ainda mais esse título. Não gosto do Joel Santana como treinador, mas, no Estadual, ele é um especialista! Consegue, mesmo com um excesso de zagueiros e volantes, montar times competitivos.

Apesar do título, sejamos realistas: o Botafogo precisa se reforçar para também ser competitivo no Brasileiro. Não querendo desmerecer o Estadual, mas ele não é parâmetro. A diretoria já se mostrou plenamente consciente de que precisa ir ao mercado contratar. Um lateral-direito, um bom meio-campo e um zagueiro seguro e experiente serão bem-vindos no plantel.

Enfim, o Rio é Alvinegro!

*****

Uma das coisas mais tristes e pobres no esporte é não saber perder; Outra é desmerecer a conquista alheia. É triste ver tanta gente creditando o título Alvinegro ao demérito Rubro-negro. Mais triste ainda é ver boçais, desinformados e prepotentes dizendo que o Botafogo não tem história.

E usar a desculpa de que o Flamengo só se preocupa com Libertadores é demagogia, beira o ridículo. Claro que Estadual não se compara a Libertadores, mas há de se valorizar (muito!) esse título Alvinegro, até pelo rótulo de quarta força, de azarão do Rio.


Quanto ao Flamengo, algumas coisas estão pra lá de evidentes: a zaga está um caos, o meio não funciona (note o quanto Vágner Love volta para buscar jogo) e o ataque está desfalcado. Mas há boas peças no elenco, que não tem sido bem aproveitado pelo Tromba. Acho que tem faltado ousadia e sobrado volantes no time. Andrade desafinou legal.

*****

Cuca, injustamente, foi oficialmente demitido, hoje, quando chegava para comandar o treino da tarde do Fluminense. Mais uma das tantas atitudes impensadas da diretoria tricolor – leia-se, Unimed, Celso Barros, como queira.

Cuca, ano passado, milagrosamente, pegou um bando e armou um time, que ficou conhecido como Time de Guerreiros e, por vezes, emocionou este blogueiro que vos escreve, tamanho heroísmo dos jogadores (Fred e Conca, especialmente) e demonstração de amor incondicional de sua torcida. Uma arrancada histórica, épica, que, pelo visto, foi esquecida por Horcades e sua cúpula. Vale ressaltar o vice-campeonato na Copa Sul-Americana diante da LDU.


O Fluminense versão 2010 teve oscilações. Perdeu a semifinal da TG contra o Vasco nos pênaltis – é bom que se diga que, no tempo normal, o time de Cuca foi melhor e não venceu por excesso de preciosismo. Na Taça Rio, de novo, caiu na semifinal, desta vez contra o Botafogo, onde poderia ter liquidado o jogo, mas recuou e... vocês sabem, a bola pune.

Enfim, Cuca sai de cabeça erguida, com um aproveitamento de quase 70%. Fala-se em Muricy Ramalho. Ótimo treinador, mas não aconteceu no Palmeiras.

Um comentário:

  1. Sobre o Botafogo, enfim somos campeões.

    Flamengo precisa de técnico, na minha opinião tem um ótimo elenco a ser explorado.

    Fluminense não vai dar certo com Muricy. Pra mim ele é técnico de time de craques, só craques. Além disso, é exigente demais, por ter trabalhado em times de grandes estruturas não aceita pegar avião da gol... Burrada da Unimed.

    Toca o barco.

    ResponderExcluir