quarta-feira, 7 de abril de 2010

Foi Apenas um Sonho

Sam Mendes, diretor de Foi Apenas um Sonho, nos questiona com questões, no mínimo, delicadas durante seu filme: você trocaria sua vida estável e pacata em seu país de origem por uma aventura incerta em outro continente? Deixaria seu emprego angustiante, que não lhe satisfaz, apesar de receber seus vencimentos em dia? Em resumo, você abriria mão do certo pelo duvidoso? Estas perguntas afligem a mente de Frank (Leonardo DiCaprio), um homem de casa, pai de dois filhos e marido de uma mulher desempregada.

April (Kate Winslet), por sua vez, não tem nada a perder. Há muito tempo perdeu o encanto pelo seu casamento com Frank, talvez por viver em uma pasmaceira inquietante. Apesar da aparência melancólica e inconstante, tem espírito aventureiro, fato que lhe permite, às vezes, abrir um sorriso esperançoso.

O título Foi Apenas um Sonho define bem o que é o filme: um sonho. Aliás, é um surto, um devaneio, de quem quer se perder para tentar se achar – no caso, April. Mas Frank, embora insatisfeito com o que faz, não quer se arriscar. Prefere manter-se no mundo sem graça que o rodeia. Mas, pelo menos, ele tem uma ocupação. Já April se consome com sua solidão, o que nos faz compreender seus constantes chiliques.

Depois do sucesso em Titanic, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet voltam a contracenar. E, novamente, a dupla mostra que tem muito entrosamento e funciona bem, principalmente em dramas pesados como Foi Apenas um Sonho. Se estiver em bom estágio de humor, assista. Vale a pena.


2 comentários:

  1. Caramba!

    Nem lembrava desse filme devido ao tempo que já assisti!
    Não gostei do filme apesar de nos fazer refletir várias questões como trocar o certo pelo duvidoso!
    A cena da traição também chama atenção, pq é num momento em que ela se sente angustiada de não poder tomar uma atitude em relação ao "sonho" que possuíame ao descontentamento com o casamento...

    Abraços camarada e continue postando sobre filmes por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Leonardo DiCaprio é um grande ator. Assistir a um filme com ele é certeza de encontrar uma boa atuação. Recentemente, assisti à Ilha do Medo, lá DiCaprio mostra mais uma vez o talento que tem para interpretar personagens aparentemente fortes, mas que escondem grandes fraquezas.

    Abraço.
    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir