sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Eu não levaria Ronaldinho Gaúcho à Copa...

A revista Placar deste mês, ótima por sinal, traz uma matéria sobre um tema atual e polêmico: o fantasma de Ronaldinho Gaúcho sobre Dunga. O jogador milanês tem apoio colossal por parte dos brasileiros para ir à Copa da África do Sul. Dunga, antes tão contestado, bateu o pé e não convocou o craque para o último jogo da Seleção antes do Mundial, contra a Irlanda, em março. Mas disse que qualquer jogador ainda tem chance de ganhar uma passagem para fazer um Safári pelo continente africano.


Embora o discurso do professor não seja explícito, sabemos que Ronaldinho Gaúcho deve ver o Mundial de casa, fazendo bolão com amigos e familiares. E, mesmo sendo minoria, estou convicto que ele não fará falta a seleção – apesar de ser um grande desfalque na turma do pagode, liderado por Robinho. RG esteve por muito tempo jogando nas coxas, sem vontade, sem ritmo de jogo, sem alma. Com a ida de Kaká para o Real Madrid e a aproximação da Copa, ele resolveu jogar bem algumas vez e, em outras, ter lampejos daquele jogador que encantou o mundo pelo Barcelona.

Mas, ainda que estivesse voando pelo Milan, Ronaldinho Gaúcho nunca teve regularidade na Seleção Brasileira. Não lembro, sinceramente, de vê-lo jogando bem em duas partidas seguidas com a Amarelinha. Aliás, a única boa atuação que vi de RG foi na Copa da Alemanha, em 2006, contra a Inglaterra – onde, vale ressaltar, o meio foi expulso. Então, não entendo o bafafá por Ronaldinho. Concordo que ele é craque, mas não vejo porquê, neste momento, mudar o funcional esquema tático de marcação imposto por Dunga e também o estilo de jogo da Seleção por causa dele.

Dunga tem muita personalidade e confia no seu grupo. Grupo que tem jogadores muito contestados como Gilberto Silva, Josué (salvem-se!), Doni (misericórdia!), Robinho (estava mal), Felipe Mello (adora um vermelho) e Júlio Batista (não tem jogado), porém de confiança dele. Robinho, por exemplo, jamais negou um chamado de seu professor. Deu presente em todas as oportunidades e, mais, foi destaque nas conquistas das Copas América e Confederações, além de ser fundamental nas Eliminatórias. Ou seja, há também a gratidão de Dunga por quem o acompanhou na trajetória até a Copa – lembremos que Ronaldinho já desdenhou da Seleção.

Nós, cornetas, questionamos muito o início de trabalho do mal-humorado, rabugento e grosseiro treinador Dunga, mas é evidente que ele deu certo na Seleção. Contra fatos, não há argumentos. Portanto, vamos respeitar as escolhas do professor e torcer pelo êxito da Seleção na terra do leão.

3 comentários:

  1. Concordo com você. Só acho que, pra levar o Gilberto, leva o R10. Se Dunga fizer convocações coerentes, todos vamos entender a não convocação do R10. Mas Gilberto e mais uns outros...

    Obs.: Doni?! Dunga tá levando um qualquer por fora, só pode!

    ResponderExcluir
  2. Discordo de vc, Renan. Muito me preocupa o fato de alguns dos titulares do Dunga não viverem boa fase. E isso inclui o grande craque do time, Kaká. É preocupante olhar para o resto do grupo e notar que não há nenhum outro jogador que seja tão decisivo e temido pelos adversários como o meia do Real Madrid. Uns podem até falar no Robinho, mas, me desculpem os fãs dele, esse não estaria nem entre os 23 convocados se dependesse da minha vontade. E discordo quando você diz que o Ronaldinho só jogou bem contra a Inglaterra em 2002. A meu ver, já está mais do que provado que o meia não pode ser o grande jogador do grupo, mas alguém estará lá para somar, e muito.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com o PVC quando ele diz que essa seleção do Dunga é a seleção do caráter e não da habilidade. Resta saber se isso basta para vencer uma Copa do mundo.

    Abraço
    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir