quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Amor sem Escalas

Faz uma semana (ou mais) que assisti Amor sem Escalas. Vi com grande expectativa este filme, que está entre os 10 que concorrerão, no mês que vem, ao Oscar. E, desde que assisti, estava, literalmente, intrigado, tentando escolher uma das duas opiniões que conceituei sobre ele. Vamos a elas:

1 – Amor sem Escalas é um ótimo filme, mas não empolga em nenhum momento. E eu esperei por essa empolgação, empolgadamente. Não tive êxito. Melhor: o filme não me proporcionou este êxito. Não foi capaz de me estagnar;

2 – Amor sem Escalas é, no máximo, divertido, tendo diálogos inteligentes e excelentes atuações de George Clooney e Vera Farmiga, com uma conexão (palavra bem peculiar) estupenda entre os dois. Vale o ingresso, mas não o Oscar. Não mesmo, com todo respeito ao diretor Jason Reitman, que dirigiu o espetacular Obrigado por Fumar.

De um jeito ou de outro, Amor sem Escalas não é um filme ruim. Ryan Bingham (George Clooney) é um solteirão carente, charmoso à beça, que viaja pelo mundo demitindo pessoas e tem um único objetivo: alcançar um milhão de milhas como passageiro de avião. Ainda assim, Ryan se preocupa com as pessoas que despede. Gosta de passar otimismo pros recém-desempregados, incentivando-os. Passa tanto tempo viajando que teme se relacionar seriamente com alguém. Parece que tem um escudo, que bloqueia qualquer relacionamento sério. Assim mesmo, entre escalas, tem a lindíssima Alex Goran (Vera Farmiga) como uma distração agradável, uma espécie de passatempo.

A mando de seu chefe, Ryan começa a viajar acompanhado de Natalie Keener (Anna Kendrick), uma mala em forma de pessoa, que agora vai dividir com ele a tarefa infame de não chocar tanto as pessoas durante a demissão. Abre aspas: que péssima atuação de Anna Kendrick. Totalmente sem sal, sem graça, sem entusiasmo. Um horror. Fecha aspas. Ryan parece não titubear sobre o que quer: permanecer solteiro. Até que, um dia, ele resolve investir em Alex. O resultado disso você verá ao final do filme.

Amor sem Escalas, como eu falei, não é um filme pra Oscar. Mas é divertido, foi bem visto pela crítica, enfim, tem suas qualidades. Não me agradou tanto como eu imaginei, mas, claro, é só a minha opinião. Assista e discorde deste chato que vos escreve. Talvez eu esteja muito enganado. Ou não.

6 comentários:

  1. Sei como é, Renan. Em 'Um Homem Sério' também fui cheio de expectativa e me decepcionei. Mas acontece. Mesmo assim, ainda tô a fim de ver este filme.

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  2. Renan, como eu disse na resposta do comentário que você deixou lá no blog, não acho que seja o objetivo desse filme empolgar a gente. Acredito que ele quer mais fazer com que a gente reflita sobre a nossa vida, como fez o Ryan Bingham! E eu amei a Anna Kendrick. senti falta dela quando ela sumiu e me identifiquei muito com a personagem dela.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renan

    Eu estou com aquela mesma expectativa que você estava antes de ver o filme, hehe. Espero assisti-lo logo.

    O filme não faz mesmo o tipo de premiado por Oscar, talvez ganhe roteiro adaptado, mas acredito que só isso mesmo.

    Abraço.
    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir
  4. Também achei que o mote do filme é sobre pessoas que não almejam o tradicional, ou seja, namorar, casar, ter filhos...
    Reflexão é tudo o que o filme nos proporciona!!!

    Gostei mas não achei digno de estar entre os melhores...

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    rs.
    Intrometida, né?
    Então, você está me seguindo no Twitter. =)
    Gostei muito do seu blog.
    Agora sobre o filme:
    Não sei se estou preparada para assistir "Up in the air".(Conseguem acabar com o filme na tradução, não acha?)
    Gosto de filmes que fogem aos temas "comuns", mas estou em um momento de "Finais Felizes", e algo me diz que esse deve ter um final não convencional. Arráá! De qualquer forma, darei os meus R$7,00 da meia entrada para assistir.
    rs

    Ah sim, essa Anna Kendrick parece bem sem sal no trailer também. Tadinha.

    Beijos.
    Inté o/

    ResponderExcluir
  6. Mattheus, assista. Acho que você vai discordar do meu texto... ou não!

    Kamila, você tem razão, sabia? Bem que eu fiquei meditando após o filme. Sinal que é bom? Talvez. Bjs!

    Mateus, Amor sem Escalas não é pra ganhar Oscar de melhor filme de jeito nenhum! Abraço!

    Alexandre, concordo com você.

    Ela? Que bom que gostou do blog. Procuro diversificar os temas abordados aqui pra não ficar monótono. E, de fato, a tradução ficou ruim. Aliás, existem ótimos filmes com nomes desanimadores. E Anna Kendrick é totalmente insossa. Beijos!

    ResponderExcluir