quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sim, senhor

Sabe aquela pessoa anti-social que renega até convite para beber água no bebedouro da escola, alegando motivos infundados? Então, este é Carl Allen (Jim Carrey), um clássico exemplo de anti-socialismo. Carl, que trabalha em um banco, tem como característica negar tudo: chope com amigos, festinha na casa do colega de trabalho, enxoval do melhor amigo e até cafezinho com a vizinha idosa. E não é de inventar mentiras para tal: diz não e pronto.

Até que um dia revê um velho amigo e resolve seguir seu conselho: ir à um culto de auto-ajuda. Lá se surpreende com o poder de persuasão de seu líder, um velho que tem como objetivo convencer as pessoas a dizer sim a todo tipo de questionamento.

Desta forma, Carl passa por maus bocados, pois há quem se aproveite da bondade alheia – como sempre. Mas é justamente entrando em uma furada que Carl conhece Allison (Zooey Deschanel), uma jovem adorável que tenta ganhar a vida cantando (um dos momentos mais risíveis do filme) e vendendo fotos – as mais ridículas possíveis.

Sim, senhor é engraçadíssimo. Jim Carrey, pra variar, está hilário – e, desta vez, sem excessos de caras e bocas. Parece que o filme, embora seja puro entretenimento, consegue deixar a pessoa que o assistiu mais positiva com relação a algumas questões. É uma sensação que eu tive. Talvez por, vez por outra, negar uma série de coisas (quiçá) indispensáveis na vida. Tanto que vi um pouco do Renan atual em diversas situações em que Carl estava submetido.

Calma. Não fique achando que Sim, senhor resolverá seu pesares. Trata-se apenas de um filme agradável, embora muitos ainda torçam a cara para o humor de Jim Carrey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário