quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jornalismo de cozinha

Qual é o papel de um jornalista num jornal? Desenvolver sua opinião?

Não na visão de Cecília Santos, do periódico O Estado, de Palmas, capital de Tocantins. A moça – não tem como classificá-la como repórter – simplesmente transcreveu o texto de Marcelo Hessel, crítico de cinema – que, inclusive, leio regularmente -, do site Omelete, sobre o filme Transformers 2.

Ou seja, logo num momento delicado para a profissão de jornalismo, que vive fase de contestação pela opinião pública, depois que o STF decretou a queda do diploma para exercício da profissão, aparece um fato descomunal de plágio.

Em outras palavras, Cecília Santos, que, segundo seu editor, é criativa, estudou por quase 5 anos, se formou e agora, empregada no ramo jornalístico, reproduz um conteúdo feito por um colega da profissão e, pior, sem autorização prévia dele.

Uma notícia como essa só serve para enraizar o discurso infundado dos ministros do STF, que, há pouco, vomitaram bestialidades (no vocabulário deles, lê-se argumentos) sobre o dever de um jornalista.

É consternador.

3 comentários:

  1. Sabe que já achei trechos de textos meus em outras matérias? Na maior cara de pau, mesmo, tem gente que não tem a mínima capacidade de ao menos tentar mudar uma frase.
    É, diploma para quê, né?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É uma desonra perante a classe!
    Atitudes como essa devem se tornar corriqueiras com o advento maciço de indivíduos sem diploma!

    ResponderExcluir
  3. Em apenas uma palavra: Lamentável.

    ResponderExcluir