quarta-feira, 17 de junho de 2009

Quer ser jornalista? Basta escrever.


O Supremo Tribunal Federal, hoje, derrubou a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão de jornalista.

Eu até concordo com alguns argumentos expostos pelos ministros, dentre eles o que diz que grandes escritores exercem a profissão sem terem o diploma. Mas, nos dias atuais, acho que é muito válido um curso específico em Comunicação Social, muito embora o curso, a meu ver, seja pouco produtivo. Mas, pelo menos, serve para selecionar os profissionais do ramo, no intuito de não se banalizar a profissão. Com a revogação do diploma, o mercado fica aberto a qualquer indivíduo, minimamente qualificado (ou não), a atuar como jornalista.

Bem, eu sou contra a decisão, não apenas porque estudo jornalismo, mas também porque acho que a função exige um pouco de conhecimento em diversos assuntos. Quem acha que jornalista precisa apenas saber escrever está sendo leviano. Fosse assim, ninguém precisaria cursar Direito para advogar. Bastaria decorar as leis, não é mesmo?

Em tempo, o que um político precisa saber para ministrar? Ah, essa resposta ta na ponta da língua de qualquer cidadão: tem que saber lesar a população, ser antiético, desprovido de moral e caráter.

Fácil, né? Que o diga Sarney, a bola da vez de mais um escândalo que presenciamos.

Lamentável.

Que saudade da ditadura!

8 comentários:

  1. "acho muito válido um curso de comunicação social".
    Pra ser válido tem que se mostrar válido, tem que se provar válido.

    Lei não tem que legitimizar curso, curso tem que se legitimizar por si mesmo, por sua capacidade de fazer a diferença e produzir profissionais tão mais capacitados que a necessidade ou vantagem da formação se torna evidente.

    ResponderExcluir
  2. Como jornalista, achei esta decisão um verdadeiro absurdo. Tudo bem que nossa profissão é uma atividade intelectual e que exige conhecimentos multidisciplinares, mas também temos elementos técnicos e que são ensinados na faculdade. Me sinto como se os 4 anos e meio que passei na faculdade não valeram nada, especialmente porque qualquer pessoa, agora, pode fazer o que eu estudei e me qualifiquei para fazer... Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  3. Pena eu estar tão cansada agora. Acabei de escrever um post tão pequeno no meu blog, que não deixa de demonstrar minha indignação.

    Durante todos esses anos, as faculdades de jornalismo e os profissionais que saíram delas provaram a necessidade de uma formação. E , acima de tudo, se mostraram válidas, sim.

    ResponderExcluir
  4. Também sinto-me indignado com a questão. Mas venho comentar devido a falta de cuidado no que o senhor diz sobre política, "o que um político precisa saber para ministrar?" tanto que os cursos de ciências socias até agora não foram esquecidos e jogados na lama igual ao de jornalismo, não estou querendo falar mal da profissão de jornalista. Mas não se pode generalizar a política com a conversa medíocre de "todos roubam", se todos roubassem o país deveria ter os cofres maior que o tesouro dos e.u.a. o senhor mal imagina a quantidade de gente que luta e põe em prática a política com honestidade. Se isso não acontecesse, jamais haveria o mínimo de ordem, concordo que há desordem e concordo com a enorme corrupção, mas defina melhor os que estão envolvidos com esses desvios de conduta.

    ResponderExcluir
  5. Caio, eu não quis generalizar. Eu sei que existem políticos honestos, embora em remota escala.

    Talvez eu tenha me expressado mal, pois tava irritadiço quando escrevi esse texto.

    Concordo que existem pessoas com caráter dentro da política, mas até quando? Temo que todos se corrompam. Os que não aguentam, pedem pra sair, como fez a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

    Muitos reclamam que o povo brasileiro não sabe votar. Mas, cá entre nós, essa missão é complicada. Muitos votam mal mesmo, mas outros, melhor instruídos e informados, vão naquele com boa aparência. E, depois, se enganam. Pergunto: por que esperar o mandato do cara que elegemos terminar para substituí-lo? Acho que isso que tem que mudar. Se o cara não fizer o que prometeu, que seja exonerado do cargo. Talvez com essa medida as coisas melhorem.

    Espero ter sido claro agora. Sem bem-vindo ao espaço.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eu temo o mesmo que você, que a corrupção domine. Quanto a atitudes, sinto-me interessado por esse ideal de "se não resolveu, sai" por mais que seja um ideal tanto quanto anarquista e, portanto, ufâno.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. O que eu acho pouco importa nao e mesmo?!Mas o qe eu acho e que desagofo as minhas magoas quando aqui teclo e minha alma levita!Sei da humilhacao do povo, e sei o quanto eles sao pagos pra continuarem ignorantes pq e pela sua ignorancia que o pais vai dicando menor dia a dia e o pior e que ta tudo nas maos de alguns e o povim sem instrucao pouco sabe disto e o coitado do colarinho branco e um coitado q sesacrifica pela nacao!Qui nacao???Sei dee muitos que foram enforcados e dizimados e se constituiram em herois pela liberdade de sua terra e de um povo e que perderam seu lar e jamais puderam retornar mas jamis foram enaltecidos poristo mas aqueles que expolram e estorquem o miseravel e rouba-lhes a oportunidade a estudar para melhor pensar este e o heri nacional!Viva a ignorancia qu e atravanca o progresso! E hj to ruinzinha de converse viram?!

    ResponderExcluir