segunda-feira, 1 de junho de 2009

Internet: ferramenta indispensável

Não sou dono da verdade, tampouco vidente. Mas, hoje, li uma coisa que já sabia desde que me torno por gente – não faz tanto tempo assim.

Segundo a Universidade de Melbourne, o acesso livre a internet, no trabalho, só aumenta a produtividade dos funcionários. Claro, evidente, notório. Alguém pensa o contrário?

Acho que não se deve privar o funcionário de nada. Deixe-o a vontade. Talvez, eventualmente, dar uma breve vasculhada no que ele acessa, embora eu seja contra esta medida. Nada além disso.

Cabe a chefia, no fim do mês, no balanço de produtividade (acabei de inventar isso) checar o quão rendeu fulano ou cicrano. Se ele foi abaixo das expectativas, que se aumente a cobrança sobre ele. Se for acima, que mantenha a média. No caso de meio termo, uma breve conversa – coisa que pouco empresário faz.

O que não pode (ou não deve) é bloquear determinados sites, ainda que de relacionamentos, como Orkut, Facebook, Myspace e o novato Twitter. Basta ter bom senso, saber dosar o tempo online e todo mundo ficará feliz.

Agora, por exemplo, me permiti um, digamos, momento ocioso, parei um pouco de trabalhar para blogar. Antes de fazer esse post, dei uma breve lida em blogs, veículos de informação e e-mail pessoal. Depois, voltarei ao trabalho. Alguém vai morrer por causa disso?

Pra encerrar, no momento, só se fala na provável tragédia do voo que saiu do Rio com destino a Paris, com 228 pessoas a bordo, desaparecido no Atlântico.

Já imaginou passar o dia todo fora, trabalhando e estudando, e só tomar conhecimento deste acontecimento quando estiver em casa?

Pois é, por aí a gente vê como tem chefe que pensa pequeno.

Um comentário:

  1. Oi Renan, obrigada pelo comentário no meu blog! Sabe que no jornal onde trabalho, o acesso a alguns sites são proibidos, como Orkut, MySpace, YoutTube, Kibeloco (!).
    Até o msn foi bloqueado. Pedi para a chefia liberar meu msn porque tenho contatos importantes e, como repórter policial, acabo trocando informações com outros repórteres, também policiais, sobre factuais. Isso ajuda.
    Para a maioria dos acessos, nós temos que colocar um login e uma senha. Ou seja: todo o nosso trabalho na Internet é monitorado.

    Ainda não consegui ter uma opinião formada sobre isso... Porque às vezes o Orkut pode ser uma ferramenta excelente pra gente encontrar personagens para matérias, ou mesmo saber o perfil de determinado entrevistado.

    Enfim... Espero ver mais comentários seus no meu blog. Parabéns pelo teu, adorei.

    Bjo!

    ResponderExcluir