domingo, 17 de maio de 2009

O reflexo da realidade

Eu até concordo com o amigo Eduardo Bittencourt, quando ele diz que a publicidade feita pela rede de fast food Burger King traz sérios danos à imagem do Rio de Janeiro, por se tratar de uma propaganda pejorativa.

Mas, quando tomei conhecimento da notícia, através do amigo Gustavo Borges, comentei que nossos governantes, no caso os do estado do Rio, deveriam parar de lamentar coisas como essa e passarem a tentar contornar o problema.

A violência no Rio de Janeiro cresce vertiginosamente e isso não é novidade pra ninguém. Vemos barbaridades corriqueiramente e, sem poder reagir, estamos entregues a própria sorte.

Tudo bem que a publicidade feita pela rede britânica é de mal gosto, mas por que não encarar isso como, digamos, uma crítica construtiva e decidir melhorar, por exemplo, nosso esquema de segurança e policiamento nas ruas, ainda mais com a candidatura do Rio a sediar os jogos Olímpicos de 2016?

2 comentários:

  1. Antes de mais nada me permita apenas uma correção, a Burger King é americana. Porém ela foca sua produção em outros países que não os EUA, tendo em vista que na terra do tio sam as lanchonetes Burger King são de péssimo gosto e bem humildes se comparadas as daqui, ou até mesmo a concorrentes. Por coincidência ontem mesmo falava sobre esta rede com minha irmã, que a elogiava, pois acabara de comer um de seus sanduíches. Segundo ela, eles são tão bons quanto aos da rede Mc Donalds, Bob's e afins. Quanto ao assunto da publicidade, acho que tudo é válido desde que não se apoiem em mentiras, ou ofensas. E convenhamos, não é nenhuma inverdade o que eles deixam claro em sua propaganda retratada acima. Enfim, uma organização de sucesso se faz com inteligência e estratégia, se é dificil conquistar, ou alcançar patamares do nível de Mc Donalds, KFC etc nos EUA, não é nenhum crime vir para países como o Brasil, e utilizar alguns fatos sociais nossos a favor deles. Aqui eles são uma rede de lanchonete de verdade.

    ResponderExcluir
  2. E o que me diz das propagandas brasileiras que insistem em caçoar de nosso vizinhos argentinos?

    ResponderExcluir