quinta-feira, 19 de março de 2009

Discussão do momento: como definir Jornalismo?

Ontem, durante minha aula de Fundamentos de Opinião Pública, matutei durante muitos minutos (e ainda matuto) sobre a definição da profissão de Jornalismo.

Isso porque um aluno chamou a atenção para a diferença entre Comunicação Social e Jornalismo. Segundo ele, todo curso deveria abranger aula de comunicação, pois é uma coisa vital em qualquer área. Concordo inteiramente com ele.

A discussão – saudável, diga-se-, começou quando o professor Guilherme quis mostrar a diferença entre se comunicar e fazer jornalismo. Muitos, até mesmo profissionais do mercado, confundem. Talvez até eu, um pobre mortal que gosta de blogar.

Cabe a você que me lê opinar e/ou definir e diferenciar as duas coisas.

Ps: Não precisa ser estudante da área pra dar seu pitaco.

Um comentário:

  1. Cabe lembrar que você estav de penetra e bêbado na aula!!!Hahahaha

    Mas a discussão é boa mesmo! Comunicar-se de forma clara e objetiva é obrigação de todos, pois de nada adianta ter grande conhecimento sobre determinado assunto se não souber passá-lo adiante.

    O jornalismo vai além de comunicar-se pura e simplesmente. O jornalista tem o devr de comunicar de maneira clara, de modo que não deixe dúvidas a seu público. A opinião pública na grande maioria das vezes se forma através do que ganha destaque na imprensa, daí a responsabilidade desse profissional

    ResponderExcluir