terça-feira, 3 de março de 2009

Cinemania

Antes de assistir Onde os Fracos não Tem Vez, questionei alguns amigos sobre a qualidade deste filme. Todos, sem exceção, não recomendaram, dizendo que esperavam mais dele. Eu, querendo comprovar se eles falavam a verdade, assisti. E acabei não gostando.

Segundo a sinopse: Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).
Parece instigante, não é mesmo? Foi justamente o que pensei quando li. E, de fato, a perseguição de Anton (o psicopata) a Llewelyn (o bom moço) nos prende durante o filme. Mas não há, em momento algum, uma explicação sobre o envolvimento de Anton com o crime.

Além disso, o filme acaba de forma incompreensível (ou será que eu não entendi o final?).


Não entendi o porquê de um filme como esse ganhar Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Roteiro Adaptado e ainda ser indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som.

Só concordo com o prêmio de melhor ator dado a Javir Bardem (que mata as pessoas com um cilindro de ar comprimido). Realmente, a performance dele está perfeita. No mais, o filme deixa muito a desejar.

Ainda assim, recomendo aqueles que, como eu, são teimosos e gostam de assistir para depois discordar de opiniões alheias, julgar os defeitos e apontar as qualidades, ainda que sejam remotas.

2 comentários:

  1. Esses filmes com final que vão além da minha capacidade de interpretação me fazem pensar sempre: "Preciso treinar minha interpretação subjetiva pra ver se alcanço esses horizontes" hahaha
    O que eu realmente não entendo nem usando da mais abstrata imaginação pra buscar alguma explicação são alguns oscars. Enfim...

    ResponderExcluir
  2. Assisti a este filme com grande expetativa na época de seu lançamento nos cinemas.

    E, independente de entender ou não, o que a meu ver parte do princípio de interpretação subjetiva e cada um tem a sua, achei o filme como um todo uma grande porcaria.

    Na minha opinião, o pior filme dos irmãos Coen, os quais admiro bastante.

    Mas este ano os velhinhos da academia se redimiram, premiando justamente ótimos filmes. Se ainda não viu "Quem quer ser um milionário", recomendo.

    Abraço !!

    ResponderExcluir