sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Polícia faz mais uma vítima

Imaginem a cabeça de um pai, que recebe a notícia que sua filha, de apenas 18 anos, foi morta por causa de uma confusão entre dois policias, numa lanchonete, em Vila da Penha.

Pois é, isso aconteceu na última madrugada, aqui mesmo, no Rio de Janeiro. Dois policiais discutiram por uma besteira, cada um com uma arma e, sem hesitar, atiraram um contra o outro, sem querer saber se tinha alguém ao redor. Um dos tiros atingiu a jovem Luana, que estava com o namorado na lanchonete Habib’s (porcaria, diga-se).

Mais uma vítima da imprudência de nossa polícia. Em meio a tragédias como essa, a gente costuma falar/escutar “a violência não pode ser banalizada”. Sejamos francos? Já está banalizada. Ou alguém pode me relatar as 10 últimas vítimas de má ação de policias? Talvez nem pesquisando no Google.

Dizer que os policias que vitimaram esta menina são inconseqüentes, como fez o governador Sérgio Cabral, não vai trazê-la de volta. É preciso atitude para mudar esse quadro. Muito se fala, pouco se faz. Daqui a uma semana, ninguém, além, claro, da família, vai se lembrar de Luana. Essa é nossa realidade.

3 comentários:

  1. Infelizmente hoje isso é visto como "normal" é o tipo de coisa que vc lê, chama sua atenção, ou muitas vezes sequer isso e depois é esquecido... São só palavras em um pedaço de jornal, em um blog, aonde quer que seja.. é dificil alguém parar pra olhar essas vitimas como uma pessoa de carne e osso, que tinha sua vida, seus sonhos, seus projetos... A violencia já é banalizada assim como tantas outras coisas que já perderam sua importancia e seu valor.. A vida hoje é banalizada. O pior é que a gente le essas coisas e tem vontade de fazer alguma coisa, buscar mudar... Sò que é uma pena que por muitas das vezes esse desejo seja só um fogo de palha que logo passa.. pensamentos do tipo "o que eu posso fazer?" "só eu nao vou fazer diferença.." "a atitude não tem que partir de mim.." acabam com qualquer vontade de fazer algo. Acho que o minimo que podemos fazer é nos esforçar pra não aceitar isso como normal, pra se chocar cada vez que ver uma nova noticia sobre alguém que morreu de forma estupida, pra achar um absurdo sempre.. não tirar desses fatos o titulo que eles merecem: atrocidades.

    ResponderExcluir
  2. Renan, adorei sua reflexão sobre o assunto! Concordo com você, a violência está banalizada e é ridículo não admitir isso.

    Maíra ( amiga simpatica de Larissa! haha)

    ResponderExcluir
  3. Renan, vc está de parabéns, a forma que aborda o assunto, completamente imprudente e despreparada nossa polícia. Como já dizia Bezerra da Silva, "Você com revólver na mão é um bicho feroz, sem ele anda rebolando até muda de voz"... Se sentem os donos da razão e esquecem, ou nunca souberam o que é ser um Policial, está banalizada sim, a violência. E nosso governador, fala muito e ação? Nada...É uma vergonha, em alguns dias estaremos comentando novo incidente, infelizmente.

    ResponderExcluir