terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Já faz parte da rotina do carioca. Quase que diariamente vemos a cena ilustrada ao lado: manifestação.

Vou direto ao ponto, sem delongas. Penso o seguinte: que reivindiquem, sim, melhores salários, melhores condições de trabalho e o que quer que seja. Sou totalmente a favor desse gesto. O que é inaceitável é impedir que outros trabalhadores, como eu hoje cedo, sejam impedidos de chegar a seu destino.

Na manhã de hoje, por exemplo, eu demorei 45 minutos da minha casa à Leopoldina. E da mesma Leopoldina à Av. Rio Branco, onde trabalho, perdi intermináveis 40 minutos no trânsito. Se o saco estava cheio? Sim, obviamente.

É normal ficar engarrafado pela manhã, ainda mais quem vem para o Centro, afinal estamos caminhando pra ficar igual a São Paulo – segundo pesquisa recente. Mas 40 minutos? Pera lá!

Ao descer do ônibus, notei muitos carros de polícia andando vagarosamente pela Av. Rio Branco. Por um momento cheguei a pensar que era manifestação da Polícia Militar, devido ao enorme número de patrulhas. Só que elas estavam apenas acompanhando os vigilantes, que pediam reajuste salarial – se não me engano - de 15%.

Já disse e reitero: sou a favor desde que não prejudique a maior parte da população. Que arrumem um jeito mais eficaz para protestar. Idéia? Não sei. Talvez fazendo quebra-quebra como em outros países. Na Grécia, por exemplo, quando um menor foi morto por um policial, a população foi às ruas e ateou fogo em tudo que via pela frente. Talvez seja por aí, já que no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, pedindo numa boa ou civilizadamente, nada acontece!

Um comentário:

  1. só prejudicou você e outros trabalhadores como sempre, eles não caíram na real que esse tipo de protesto muitas das vezes não funciona. Minha sugestão é Greve.

    ResponderExcluir