quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Faculdade: volta às aulas ou à perdição?

Eis a questão acima. Boa para se debater, exceto com calouros, que estão ingressando agora na universidade.

Ontem muita gente retornou à faculdade. Outros, como estudantes da PUC, voltarão só depois do carnaval.

Na primeira semana de aulas, como de praxe, não há nada de novidade – pelo menos na UVA, onde eu estudo. O professor se apresenta, fala de currículo, pergunta quais os objetivos dos alunos e depois fala uma lengalenga já conhecida. Por isso, os que adoram estudar, ou ficam em seus aposentos ou... vão para o bar.

Ah, o bar. Cervejinha gelada e o famoso churrasquinho de gato. Boa pedida, claro, ainda mais com o calor que têm feito.

Mas me pergunto, quando vejo as mesmas caras nos bares que rodeiam a Veiga: ir para faculdade, significa estudar ou simplesmente beber? No Isobar, como é conhecido o isopor ambulante que tem lá em frente, vejo sempre figurinhas repetidas. A pegação também corre a todo vapor. Pega daqui, pega dali.

Veja bem, não sou santinho nem hipócrita pra afirmar que não bebo minha cerveja. Mas durante a semana, procuro evitar. Não vejo motivo pra ir pra faculdade e simplesmente ficar bebendo. Melhor não ir. Questão de opinião.
Você concorda comigo ou acha que eu to bancando o moralista? Argumente, critique ou concorde. E viva a democracia!

7 comentários:

  1. Sou caloura,não posso opinar!hahaha

    ResponderExcluir
  2. Extremamente moralista e careta! Por isso quando chega final de semana, ao liberar a vontade de beber acumulada durante a semana, vemos fotos pelos orkuts da grande rede que nos mostra o estado deplorável do cidadão ao tentar ganhar a "gordinha"!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você mt gente vai p facul p ficar bebendo ...tipo nd contra mais tem pessoas q so vao p facul p ficar bebendo aula q e bom n assistem ai eu pergunto c serao esses profissionais n futuro???
    Tipo n vou dizer q eu n vou pro bar beber vou so q depois da aula.
    Beijos

    Prys Gatto

    ResponderExcluir
  4. Nós vamos para a faculdade, logo a faculdade deveria ser prioridade.

    Mas muita gente não valoriza a oportunidade que tem.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, parabéns pelo blog. Sobre o assunto, não devo ser o mais capacitado para lhe responder, porque, normalmente não bebo. Mas certamente, há quem cometa exageiros e há quem até toma a sua cerva sem comprometer o dia seguinte, mas tenho algo a dizer, voltar a faculdade, é sempre um prazer.

    ResponderExcluir
  6. Faculdade... Deveria ser pra todos, pois não é, novidade nenhuma não é mesmo? Previlégio para alguns, que nem se dão conta disso, UVA então!!??? Caramba, que idiota! Pagar uma faculdade desse nível para ficar no isobar? Tudo na vida tem seu tempo e hora certa,cabe a cada um, saber diferenciar. Sinta-se, considere-se PREVILEGIADO, por "ESTAR",: Universitário. Não confundam as coisas! O discurso do Renan, está correto sim, Curtam a oportunidade de ESTUDAR, de ser UNIVERSITÁRIO.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. acho que pra tudo tem que ter um limite. Não sou contra o bar mas prioridade são os estudos. A maioria que está no bar de segunda a segunda não paga a sua faculdade e não valoriza quem paga, o pior é que existe alguém que paga com prazer e as vezes não imagina que está erriquecendo as grandes Universidades somente.

    ResponderExcluir