domingo, 15 de fevereiro de 2009

Hotel Ruanda é um filme que retrata o genocídio na capital de Kigali (Ruanda - África), no ano de 1994. À época, o gerente do Hotel des Mille, Paul Rusesabagina, interpretado por Don Cheadle, no centro da foto, decidi abrigar em seu hotel pessoas de duas etnias, que estão em guerra: hutu e tutsi.
Isso acontece depois que o presidente de Ruanda morre em um atentado. Os hutus creditam o crime aos guerrilheiros tutsis, dando início ao confronto entra as duas raças.

Com muito jogo de cintura e influência política, Paul, que é hutu, consegue abrigar vários adeptos a etnia tutsi, inclusive a sua família.

Como informa o Wikipédia, Hotel Ruanda é um filme muito importante e precisa ser visto por todos que, de uma forma ou de outra, priorizam os seres humanos em suas ações e atividades. Não apenas para mostrar como uma única pessoa pode fazer a diferença e minorar uma tragédia coletiva, mas também para lembrar que a indiferença mundial para o problema – além de perdurar na região, onde refugiados de Ruanda e outros países do continente mantém suas divergências num barril de pólvora que pode voltar a explodir a qualquer momento – ocorre igualmente em outras esferas do cenário mundial. Resumindo: assista, pois além de comovente, é baseado numa história real de heroísmo e superação de obstáculos.

Um comentário:

  1. Eu ainda não assisti mas vou alugar em breve! Já tinha ouvido falar bem desse filme e o mais legal é que da pra ter uma noção de como as coiss são por lá.. sair um pouco dessa mundo bolha em que vivemos aqui.. Se não me engano há mais de 200 etnias diferentes na áfrica e dentre todas esss ninguém se apoia.. por mais que a gente leia e tudo mais é muito dificil ter noção de verdade de como deve ser viver em um lugar assim!

    ResponderExcluir