terça-feira, 20 de julho de 2010

O Torcedor Acidental - Por Artur Xexéo

Artur Xexéo não se conteve com sua genialidade expressa apenas nas colunas de todas as quartas-feiras e domingos, no jornal O Globo. Foi além e, segundo ele mesmo disse, cometeu a ousadia de escrever um livro (excesso de modéstia, colunista).

À época do lançamento de O Torcedor Acidental, a Copa da África do Sul sequer havia começado ou, salve falha na minha memória, tinha iniciado havia pouco tempo. Ou seja, quem visse o título, aliado ao escudo da Seleção Brasileira estampado na capa, poderia pensar, naturalmente, que o livro se tratava de futebol. Que nada!

O Torcedor Acidental não aborda nada sobre esporte bretão. Pelo contrário. Trata-se, basicamente, de um livro com boas histórias fora das quatro linhas, relatos sobre a cultura dos países pelos quais Xexéo percorreu durante as últimas quatro Copas do Mundo (EUA, França, Coréia/Japão e Alemanha), informativo sobre culinária de várias cidades, guia de diversos hotéis espalhados pelo mundo, bastidores jornalísticos, camarim de famosos, episódios engraçados envolvendo jornalistas e anônimos e até um inesperado diálogo com Frank Sinatra.

Nada, absolutamente nada, escapa do olhar apurado e irônico de Artur Xexéo, o colunista de amenidades. Aqui, ele reúne, ainda, situações embaraçosas vividas por ele em uma escada rolante em Munique e uma ida (de carona) a um aeroporto dos EUA.

Resumindo, O Torcedor Acidental é divertido, culto, curto (176 páginas) e barato (cerca de R$24). Vá à livraria mais próxima e veja o porquê de Artur Xexéo estar ganhando mídia,
blog e cada vez mais respaldo entre escritores brasileiros.

Um comentário: