segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Botafogo na beira do caos

No futebol, todos sabem: treinador vive de resultados. E, no Botafogo, os últimos não têm agradado – especialmente o de sábado passado, em casa, quando perdeu para o Atlético-PR.

Sendo assim, a cúpula alvinegra, que se reuniu na noite de ontem, optou por demitir Ney Franco. Para a vaga dele, especula-se Vagner Mancini (bom nome), Cuca (não acho que seja o momento de voltar) e mais alguns entregues a turma da ociosidade.

Ney Franco é o 15º técnico demitido neste Brasileirão. E, a meu ver, vinha fazendo um bom trabalho dentre as opções que tinha no elenco. Desde a saída de Maicosuel, o Botafogo ficou carente de um armador. Lucio Flávio chegou, mas oscila demais. Ora joga, ora dorme.

Quem viu o jogo de sábado, ou se irritou e desligou a tevê ou simplesmente cochilou. Isso porque o time errou demais. Perdeu chances inacreditáveis de marcar. André Lima, em noite infeliz, desobedeceu Ney Franco, pegou a bola com Lucio Flávio e perdeu o pênalti. Na entrevista coletiva, chorou. Mas a peteca, claro, sobrou para o treinador.

Neste momento, não acho que o Botafogo corre risco de rebaixamento. Mas com um goleiro atrapalhado, uma zaga lenta, um meio-campo oscilante e um ataque inoperante não pode almejar vôos altos no campeonato. Mas, se continuar dormindo em campo, pode desandar de vez e, assim, seguir para o limbo do mal. Ainda acho que o time pode reagir e até brigar pela Copa Sul-Americana, desde que acorde e não cometa erros primários, como fez sábado passado.

É importante, também, frisar o seguinte: o cobrador de pênalti deve ser designado pelo técnico, que, obviamente, escolhe o que treina melhor. Hoje, Lucio Flavio é o cobrador oficial do time. Mas, sábado, quem estufou o peito e cobrou foi André Lima. Perdeu e Ney Franco é quem pagou a conta. Uma pena.

2 comentários:

  1. Renan, eu era uma das que defendia a permanencia do Ney, mas por outro lado, questionava suas opções e, principalmente, indicações de reforços. Agora que o caldo entornou, resta torcer para que Cuca não venha e que o novo reinador aproveite melhor os garotos da base, deixe de lado alguns mascarados e dê regularidade ao time!

    ResponderExcluir
  2. A qualidade do profissional Ney Franco é indiscutível. Já a qualidade do elenco botafoguense é passível de discussão. André Lima nem no banco ficava no Vasco. No Botafogo é a esperança de gols. Complicado...

    ResponderExcluir