quarta-feira, 10 de junho de 2009

Minha indignação com o Banco Real

Amigo blogueiro, veja se tenho ou não motivo para estar furibundo.

Anteontem, como sempre faço, dei uma olhada na minha conta bancária, pelo Real Internet Banking. Vi que tinha a bagatela de R$20. Então, pensei: vou logo sacar essa mixaria, antes que o banco pegue – quem tem conta corrente sabe que eles vivem inventando taxa aqui, taxa acolá.

Pois bem, quando retornava do almoço, na segunda, passei na minha agência para sacar a merreca. Para minha fúria, os caixas só tinham nota de R$50. Logo, pensei: que vida. Já que não tenho, no mínimo, cinquentinha na conta, continuarei duro. Este é um banco fenomenal mesmo. Que orgulho. Como não ia precisar do dinheiro, deixei pra retornar ao banco na hora de ir embora. Assim fiz. Por volta de 19h, passei novamente na minha agência e, mais uma vez, lamentei o fato dos caixas continuarem apenas com notas tigresas.

Minha paciência estava sendo testada e como não ia fazer nada mesmo com o dinheiro, fui para casa, feliz e contente.

Ontem, por acaso, não acessei minha conta corrente durante o dia. Aí, na hora de ir embora, novamente por volta de 19h ou 18h, passei na minha agência (ô rotina) e, finalmente, vi que todos os caixas disponibilizam cédulas de 10, 20 e 50. Um deles, inclusive, tinha de 5. E nele, fui. Pus meu cartão, com toda calma, digitei minha senha e, depois, solicitei o extrato de tela. Para minha surpresa e indignação, constatei que o Banco Real havia pego o valor de R$17 dos meus R$20, alegando taxa de manutenção.

Confesso que tive inúmeras vontades naquele momento irritadiço. Mas mantive a compostura, fiz cara de paisagem e apenas soquei o teclado do caixa eletrônico, bem de leve. Lamentei muito. Meu estômago, famélico, mais ainda.

Depois, já no ônibus, fiquei pensando. Os bancos, que lucram bilhões e trilhões a cada trimestre, aumentam as taxas de manutenção, que serve para quê? Pra te dar opções de utilizar vários caixas, certo? Certo, mas como se, vez por outra, eles disponibilizam ao usuário apenas notas de R$50?

Conclusão: os bancários seguem cada vez mais ricos. Com ou sem crise, não há tempo nebuloso para eles. Lucram barbaridades. Lamentam, às vezes, que deixa de entrar trilhões por bilhões.

E eu, pobre assalariado, fico na mão, com módicos R$3 disponíveis para saque, em plena antevéspera de feriadão.

Que otário que eu sou.

3 comentários:

  1. Pude constatar com seu relato que vc é um leigo de economia onde gasta mais do que arrecada! Não sou um expert, porém tenho meus conhecimentos!
    Outra coisa, se algum dia voltar a frequentar as dependências de uma faculdade, poderá ter tarifa mensal reduzida com o Banco Real Universitário...minha irmã é cliente desse banco e paga apenas R$ 2,50 mensais! Eu pago R$ 2,40 na minha instituição bancária.

    Por isso que sempre digo...o povo brasileiro é muito mal informado e acha que o banco só serve pra guardar dinheiro!
    Faça do seu gerente um amigo seu!
    Vamos criar a prática de investir...vcs não sabem o quão bem faz isso!

    Outra coisa...sou teu amigo...quando quiser uma verdinha...contate-me...meus juros são baixíssimos!!!
    Vou reativar meu blog e espero que seja leitor assíduo!

    Abraço amigo!
    Conte comigo...

    ResponderExcluir
  2. Se tem uma coisa que fujo é de taxas. Sou obrigado a ter conta nesse mesmo banco, mas para minha felicidade sou isento de taxas. Mas o serviço me desagrada e volta e meia eu tenho que reclamar alguma taxa que me foi subtraída por "engano".

    *Quem segue cada vez mais ricos são os banqueiros. Coitados dos bancários que tÊm que atender aquele monte de gente com pressa e nervosa. Se bobear eles têm menos que os R$3 que você possui.

    ResponderExcluir
  3. Bem diferentemente da opinião de Alexandre Ubelino, pergunto a ele: E quem não é Universitário?
    Eles deixam de cobrar as taxas? Qual o desconto? Faça-me rir Alexandre, possuo por obrigação e sem "ESCOLHA", conta em dois bancos diferentes do citado e faço minhas as palavras de Renan. Gerente é Gerente e não amigo de ninguém! Ele com certeza não estará contigo se acaso sua conta naufragar. FINALIZANDO: Bancos não servem para guardar dinheiro e sim para uzar o seu, o nosso dinheiro. Será que estou desinformada também? As taxas existem e são absurdas e por motivos diversos, nada que justifique. Porém Renan, na falta de cédulas de valores menores que não deixa de ser obrigação dos bancos de atender as necessidades diversas de seus clientes diferenciados, e pago para isso, utilize o débito, ou vá ao caixa, na pior das hipóteses. rsrs...
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir