terça-feira, 7 de abril de 2009

Luz, câmera... lição!


Acabo de ler no site do jornal O Globo que um dos projetos principais das secretarias estaduais de Cultura e Educação é criar o Cinema para Todos, que tem como principal objetivo transformar os filmes em assunto para a escola, no intuito de aumentar a bagagem cultural dos alunos.

Acho uma ótima ideia, que já há algum tempo foi implantada nas salas de aula, tanto em escolas quanto em universidades. Melhor agora que terá mais foco.

Hoje é muito comum ver professores recomendando filmes como espelho para um tema discutido em sala e até mesmo para enriquecer o aprendizado em determinado assunto, principalmente os históricos, no qual eu me apego mais por ter certa dificuldade com eles.

Livros, claro, são ótimos também, mas filmes pegam e marcam mais as pessoas, a meu ver.

Concorda comigo, blogueiro? Então aproveite o ensejo e recomende bons filmes com caráter histórico.

Eis alguns:

Hotel Ruanda; Diamante de Sangue; Che - esse sobre a Revolução Cubana, em cartaz nos cinemas, que ainda não tive o prazer de assistir. Ah, conta com Rodrigo Santoro no elenco.

Um comentário:

  1. Acho o cinema essencial na formação das pessoas. Ótima essa iniciativa.

    Eu vi "Che". É bem interessante.

    Recomendo fortemente "O Nome da Rosa". Se passa na Idade Média, quando a Igreja Católica ainda detém o poder e proíbe a leitura de inúmeros autores, considerados "perigosos". É baseado no romance de Umberto Eco.

    ResponderExcluir